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Qualidade de Crédito das Empresas

Crédito melhora mas ainda está abaixo do nível pré-crise

28/04/2010

O Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas, que avalia numa escala de 0 a 100 a qualidade de crédito do setor produtivo – quanto maior, melhor a qualidade de crédito e, portanto, menor é a probabilidade de inadimplência – avançou ligeiramente (alta de 0,02%) no primeiro trimestre de 2010, atingindo o patamar de 95,52. Apesar desta melhora, a qualidade de crédito das empresas brasileiras ainda se encontra inferior ao que se verificava antes da eclosão da crise financeira internacional.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a recuperação da qualidade de crédito das empresas, ainda que de forma gradual, é reflexo da retomada do crescimento econômico e do processo de normalização da oferta de crédito às empresas. Sinaliza ainda que deveremos presenciar, ao longo dos próximos meses, redução dos índices de inadimplência das empresas, tendência que se iniciou ao final de 2009.

Análise por Porte

Na segmentação por porte do Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas, nota-se que a evolução mais favorável tem ocorrido junto às Micros e Pequenas Empresas (alta de 0,2% no primeiro trimestre de 2010). Já para as Grandes Empresas houve queda de 0,1% na qualidade de crédito no trimestre e para as Médias Empresas houve estabilidade.

A menor exposição das micro e pequenas empresas ao mercado externo, o qual ainda carece de dinamismo, aliada ao mercado doméstico bastante aquecido, estão entre os principais elementos a proporcionar uma tendência de melhora mais acelerada na qualidade de crédito desse universo de empresas.

Contudo, quando comparamos a qualidade de crédito das empresas por porte, notamos que as micro e pequenas empresas, apesar da evolução recente mais favorável, continuam exibindo maior risco de inadimplência comparativamente às empresas de maior porte.

Análise Setorial

A qualidade de crédito melhorou tanto no comércio (alta de 0,08% no primeiro trimestre de 2010) quanto no setor de serviços (elevação de 0,02%).  Apenas no setor industrial houve queda na qualidade de crédito no primeiro trimestre de 2010 (redução de 0,04%). A maior exposição da indústria ao mercado externo e a valorização cambial prejudicaram o setor em termos de qualidade de crédito, apontam os economistas da Serasa Experian.

Vale notar ainda que o comércio, que apresentava uma qualidade de crédito inferior à indústria, igualou-se a este último setor no primeiro trimestre de 2010. Por fim, o setor de serviços, comparativamente aos demais setores, continua na liderança do menor risco de crédito.

Análise por Região

Na passagem do 4º trimestre de 2009 para o 1º trimestre de 2010, as regiões menos desenvolvidas registraram os maiores avanços em termos de qualidade de crédito de suas empresas: Centro-Oeste (+0,09%), Nordeste (+0,08%) e Norte (+0,02%). Todavia, tais regiões ainda continuam abaixo da média nacional e as de renda mais elevada – Sudeste e Sul – continuam à frente em termos de qualidade de crédito de suas empresas.

 Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas avalia, trimestralmente, o risco de crédito das empresas. É construído a partir dos ratings atribuídos a cerca de 450 mil pessoas jurídicas, constantes da base de dados da Serasa Experian, com base nos modelos internos de avaliação de risco de crédito. O indicador varia numa escala de 0 a 100 e quanto maior, melhor é a qualidade do crédito (menor é a probabilidade de inadimplência). É segmentado por região geográfica, porte e setor econômico.

 Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

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Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

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