Últimas Notícias

Perspectiva da Inadimplência

Inadimplência do consumidor deve crescer no segundo semestre

15/04/2010

O segundo semestre de 2010 deverá ser de alta nos índices de inadimplência do consumidor. É o que aponta o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor, que registrou, em fevereiro de 2010, elevação de 1,6% (a sexta mensal consecutiva), atingindo o patamar de 101,0, o maior desde abril de 2009.

Como o indicador possui a propriedade de antever, num horizonte médio de seis meses, os movimentos cíclicos da inadimplência, a superação do patamar 100 sinaliza que no segundo semestre, a inadimplência do consumidor deverá esboçar trajetória de elevação, ainda que pequena.

Conforme salientam os economistas da Serasa Experian, o crescimento acelerado do endividamento dos consumidores ao longo dos últimos trimestres, combinado com o novo ciclo de aperto monetário (com a elevação da taxa selic), previsto para iniciar-se em abril, devem elevar a parcela da renda das pessoas físicas comprometida com pagamentos de juros e amortizações de empréstimos, o que tende a contribuir para a elevação dos níveis de inadimplência.

No entanto, as boas perspectivas para o crescimento econômico em 2010 e, por consequência, do mercado de trabalho devem ser fatores atenuantes, impedindo um descolamento mais acentuado dos níveis de inadimplência durante o segundo semestre de 2010.

Por sua vez, o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas acusou queda de 2,9% em fevereiro de 2010, o décimo recuo mensal consecutivo. Apesar disso, o índice se mantém acima do nível 100, em 116,0, significando que a redução dos níveis de inadimplência corporativa deverá continuar em leve queda ao longo dos próximos meses.

A continuidade do processo de crescimento da atividade econômica, aprimorando a geração de caixa das empresas, a qual deverá prevalecer durante todo o ano de 2010 (embora num ritmo mais brando a partir do segundo trimestre), constitui no principal elemento normalizador dos níveis de inadimplência das empresas, atestam os economistas da Serasa Experian.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.