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Inadimplência das Empresas

Inadimplência das empresas inicia 2010 com queda de 14,6%, revela Serasa Experian

26/02/2010

Na comparação janeiro 2010/2009, o Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas recuou 14,6%, a maior queda neste critério de comparação desde março de 2008. No início de 2009, o Brasil passava pelo período mais crítico da crise global, registrando uma forte alta na inadimplência nos negócios, com crescimento de 28,9% em relação a janeiro de 2008. Em 2010, com a situação oposta, a economia cresce, e o indicador mostra uma forte melhora na situação financeira das empresas em relação ao primeiro mês de 2009.

Na análise por porte, o recuo da inadimplência foi maior nas grandes empresas, com queda de 36,7% em janeiro de 2010 ante janeiro de 2009. Nas médias empresas a queda foi de 25,7% na mesma comparação e, nas pequenas empresas, que ainda enfrentam algumas dificuldades de acesso ao crédito, o recuo foi bem menor: 12,9%. Isto revela que a queda da inadimplência está mais lenta nas micro e pequenas empresas em relação às demais.

Na análise mensal – dezembro de 2009 contra janeiro de 2010 –, a inadimplência das empresas avançou 3%. Tal crescimento foi determinado pelo maior volume de títulos protestados em janeiro em relação ao último mês de 2009, uma alta de 20,7%. Já a inadimplência com os bancos manteve-se praticamente estável no mês passado, crescimento de apenas 0,1%, ao passo que, em janeiro de 2010, houve recuo de 14,5% na quantidade dos cheques devolvidos por falta de fundos (2ª devolução) emitidos por pessoas jurídicas.

Por porte, as grandes empresas registraram uma evolução de 18,2% em sua inadimplência na comparação mensal de janeiro de 2010 com dezembro de 2009, que se deve à dificuldade de suas empresas clientes, as quais estão repondo estoques, e das exportadoras. Nas médias empresas, o crescimento da inadimplência foi de 16,5%, principalmente nas empresas exportadoras. Na pequena empresa, o incremento verificado foi de 1,9%, pois o aumento no rigor dos critérios para concessão de crédito tornou a obtenção de capital mais difícil para este segmento.

Como perspectiva, espera-se que a inadimplência da pessoa jurídica, no primeiro semestre deste ano, apresente evoluções menores. O crédito deve se normalizar gradualmente. Ainda assim, os últimos acontecimentos internacionais a respeito dos desequilíbrios das finanças públicas de alguns países europeus, e o retorno das alíquotas de recolhimento compulsório dos bancos, no Banco Central, aos patamares pré-crise, devem tornar o crédito mais caro.

Valor médio das dívidas

Comparando-se o período de janeiro de 2008 a janeiro de 2009 com o período equivalente de 2009 e 2010, nota-se um leve aumento de 1,3% nas dívidas de pessoas jurídicas com bancos, que atingiram o valor médio de R$ 4.530,91.

Já o valor médio dos cheques sem fundos sofreu forte alta no mesmo período, de 36,9%, com R$ 1.932,73. Os títulos protestados, por sua vez, sofreram queda de 14,6%, e seu valor médio atingiu R$ 1.507,17.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas, por analisar eventos ocorridos em todo o Brasil, reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. O indicador considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados e dívidas vencidas com instituições financeiras.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

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Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

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