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Inadimplência do Consumidor

Inadimplência do consumidor registra queda recorde no início de 2010, revela Serasa Experian

09/02/2010

As melhores condições de crédito no país e a utilização do 13º salário para pagamento de dívidas contribuíram para o recuo recorde na inadimplência do consumidor. Segundo o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, na comparação mensal, janeiro/2010 contra dezembro/2009, a queda na inadimplência foi de 6,3%, representando, para um mês de janeiro, o maior percentual de queda desde 1999, ano em que teve início o indicador.

O recuo da inadimplência em janeiro foi decorrente da queda de 16,2% na devolução de cheques por insuficiência de fundos, emitidos por pessoas físicas, no mês passado (contribuição de 2,8 pontos percentuais na queda de 6,3% registrada pelo indicador agregado em janeiro/10). Em, seguida, as dívidas não honradas junto aos bancos, recuando 5,1% no mês passado, contribuíram com 2,4 pontos percentuais na queda do indicador.

 Segundo os economistas da Serasa Experian, a maior confiança dos agentes econômicos colaborou para a renegociação de dívidas e os economistas ainda ressaltam que a expectativa para os próximos meses é que a inadimplência continue recuando, seguindo o crescimento da economia. Vale lembrar que neste primeiro mês do ano as compras de Natal ainda não repercutiram na inadimplência.

Na comparação anual, janeiro 2010/2009, a queda da inadimplência foi ainda superior registrando 8,1%, o maior percentual entre os meses de janeiro, desde a criação do indicador. De acordo com os economistas, este cenário é justificável, considerando que no primeiro mês de 2009 o país passava pelo período mais crítico da crise financeira internacional, que incrementou a inadimplência tornando-se uma base elevada para comparação. Já em janeiro de 2010, a conjuntura econômica é oposta, com crescimento, geração de empregos e evolução da renda.

Participação dos componentes do Indicador

As dívidas com os bancos representam a maior parcela da inadimplência do consumidor no país. Em janeiro de 2010, a modalidade representou 47,7%, no indicador. Em 2009 este percentual era de 43,6%.

Em seguida estão as dívidas com cartões de crédito e financeiras, representando 33,2% em janeiro deste ano. No mesmo mês de 2009, a participação da mesma modalidade era de 36,8%.

Em terceiro lugar, aparecem os cheques sem fundos, com 17% de representatividade em janeiro de 2010. No mesmo mês do ano anterior, a participação no indicador era de 17,7%.

A menor parcela é representada pelos títulos protestados que registraram 2,1%, em janeiro deste ano contra 1,9% em janeiro do ano passado.

Valor médio das dívidas com os bancos inicia 2010 em queda

Em janeiro de 2010, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, o valor médio das dívidas com os bancos apresentou queda de 1,5%. As dívidas com cartões de crédito e financeiras também caíram, representando 8%. Já os títulos protestados e os cheques sem fundos registraram crescimento de 2,2% e 41,3%, respectivamente, no valor médio das dívidas. (veja tabela abaixo)

 

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, por analisar eventos ocorridos em todo o Brasil, reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. O indicador considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com instituições financeiras e cartões de crédito e financeiras.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

http://www.serasaexperian.com.br

 

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

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