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Demanda do Consumidor por Crédito

Crise faz demanda do consumidor por crédito cair 1,2% em 2009

11/01/2010

Baixa renda liderou a queda da demanda do consumidor por crédito no ano passado

A crise financeira internacional, cujos desdobramentos atingiram a economia brasileira durante boa parte do primeiro semestre do ano passado, fez com que a demanda do consumidor por crédito registrasse queda em 2009, na relação com 2008. Conforme o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, o crescimento de 4,5% na quantidade de pessoas que, no segundo semestre de 2009, buscaram crédito junto aos bancos, financeiras, crediários, cartões de crédito, etc., foi insuficiente para compensar o recuo de 6,8% observado no primeiro semestre do ano passado (em relação ao mesmo período de 2008), resultando na queda de 1,2% no acumulado de 2009.

 

 

 

Em relação a novembro/09, a procura do consumidor por crédito expandiu 1,6% em dezembro/09, registrando o segundo avanço mensal consecutivo. A alta em novembro/09 (frente a outubro/09) havia sido de 2,1%. Já na comparação com dezembro/08, a elevação verificada em dezembro de 2009 foi de 11,1%, tendo em vista a base reduzida de comparação, dado que a crise financeira internacional começou a se fazer sentir na economia brasileira a partir do último trimestre de 2008. Vale ressaltar que esta mesma base mais fraca de comparação já havia proporcionado uma alta de 9,1% na demanda do consumidor por crédito em novembro/09, em relação ao mesmo mês do ano anterior.

 

Análise por classe de renda pessoal mensal

 

Na segmentação por classe de renda pessoal mensal, o recuo de 1,2% na demanda do consumidor por crédito, verificada em 2009, foi determinada pela queda de 10,4% naqueles cujo rendimento pessoal mensal é de até R$ 500,00. Segundo os economistas da Serasa Experian, tal comportamento deve-se ao fato que, em geral, os consumidores de mais baixa renda, não costumam possuir reservas (ativos) que possam servir de amortecedores em momentos de crise. Assim, por serem mais vulneráveis, acabam por se retrair de maneira mais intensa, ao consumo financiado, face às maiores incertezas quanto ao seu fluxo de renda futura.

Na outra extremidade da pirâmide social, os consumidores cuja renda pessoal mensal é superior a R$ 10.000,00 registraram o melhor desempenho em termos de procura por crédito em 2009: elevação de 1,3% em relação a 2008. Também foi verificado que os consumidores com rendimento mensal entre R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00 encerraram o ano de 2009 no território positivo: crescimento de 1,1% frente a 2008. As demais classes de rendimento totalizaram quedas anuais em 2009 entre 1,1% (rendimento entre R$ 2.000,00 e R$ 5.000,00) e 3,4% (rendimento entre R$ 5.000,00 e R$ 10.000,00).

 

 

Análise por região

 

As regiões Norte e Nordeste, por concentrarem consumidores de mais baixa renda em relação às demais regiões do país, encerraram o ano de 2009 com as maiores quedas nas procuras dos seus consumidores por crédito: baixa de 2,2% no Nordeste e de 2,0% no Norte.

 

Além destas duas, a região Sudeste também encerrou o ano de 2009 com queda na comparação com o ano de 2008: recuo de 1,5% na procura por crédito dos seus consumidores. A região Sul terminou o ano de 2009 com estabilidade ao passo que o Centro-Oeste, foi a única região do Brasil que terminou o ano de 2009 com elevação: alta de 0,6%.

 

 

 

Metodologia do indicador

Construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, cerca de 11,5 milhões, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O início é 2008. O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

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Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de suas relações de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

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