Últimas Notícias

Pesquisas Serasa de Perspectiva Empresarial

Empresários estão mais otimistas com o faturamento em 2010

08/01/2010
Os setores de Serviços (91%) e Comércio (90%) lideram as maiores expectativas para revisão crescente do faturamento no 1º trimestre de 2010. Na Indústria, 85% de seus empresários vão nessa direção.Na análise por porte, há consenso sobre a revisão do faturamento para cima no 1º trimestre de 2010. Isso é compartilhado por 90% dos empresários da pequena empresa, 89% das médias e 89% das grandes.

Por região, o Norte (93%), Nordeste (91%) e Sul (91%) apresentam maior parcela de empresários dispostos a rever um faturamento superior para o 1º trimestre de 2010. Em seguida estão o Sudeste (88%) e o Centro-Oeste (87%).

A pesquisa foi realizada com 1.012 empresários, de todos os setores e portes de empresas, em todo o Brasil, entre 24 e 27 de novembro de 2009.

Faturamento no ano

Em relação à expectativa para o faturamento em 2010, 85% de todos os entrevistados apostam em um faturamento melhor que em 2009.

Na análise por setor, à frente está o Comércio, com 87% dos empresários compartilhando dessa expectativa, seguido da Indústria 85% e dos Serviços 84%. Por porte, há consenso entre as pequenas (85% de seus empresários), médias (86%) e grandes (85%) empresas de que o faturamento em 2010 será superior ao do ano anterior.

Na análise regional, o Nordeste e o Sul, com 89% dos empresários cada um,  aparecem mais otimistas em relação ao maior faturamento neste ano. A seguir está o Sudeste, com 84 % dos respondentes, e o Norte e o Centro-Oeste, com 80% cada.

Quadro de funcionários

O quadro de funcionários, no 1º trimestre de 2010, em relação ao 4º trimestre de 2009 ficará igual para 62% dos empresários entrevistados em todo o Brasil. Para 34% vai aumentar e para apenas 4% vai diminuir.

Mesmo tendo a opinião generalizada de que o quadro de funcionário ficará igual, os Serviços (37%) e as Instituições Financeiras (36%) são os setores que mais apontam o aumento deste. Por porte, as pequenas (62%), médias (60%) e grandes (59%) empresas estão, praticamente, empatadas nesse tema, tanto para manutenção quanto para crescimento (34% cada).

Por Região, o Nordeste é a que mais tem intenção de ampliar o quadro de funcionários no 1º trimestre, segundo 47% de seus empresários. Nas demais regiões ainda predominam a manutenção do quadro de funcionários no período.

Investimentos

Para 52% dos entrevistados, os investimentos ainda ficarão como planejado no 1º trimestre de 2010. Para 37% crescerão.

Na análise por setor, as Instituições Financeiras apresentam 57% de seus empresários dispostos a ampliar investimentos nesse período. Indústria (53%), Comércio (55%) e Serviços (49%) têm a maior parte de seus entrevistados optando em cumprir seu planejamento. Os que pretendem aumentar os investimentos são 35%, 35% e 38% dos empresários nessa mesma ordem de setor.

Na análise por porte, há uma situação muito semelhante entre as pequenas, médias e grandes empresas. São 53%, 53% e 50% respectivamente de seus empresários mantendo os investimentos programados e 36%, 35% e 38% apostando em investimentos maiores, nessa igual disposição de portes.

Por região, os empresários do Nordeste estão equilibrados entre ampliação dos investimentos (46%) e permanência daqueles planejados (45%) no 1º trimestre de 2010. De qualquer forma, esta região é a mais otimista. Na sequência está o Norte, com 40% dos entrevistados com intenções de aumentar os investimentos e 53% de mantê-los. No Centro-Oeste, 38% dizem que estes recursos vão crescer e 52% vão seguir o planejado. No Sul, 37% investirão mais e 50% seguirão seus planos. No Sudeste, a razão é de 34% e 54% nas mesmas condições de respostas.

Condições de Crédito

Para 56% dos empresários brasileiros, as condições de crédito (prazos, encargos e limites) serão iguais no 1º trimestre de 2010, na comparação com as do último trimestre de 2009. Para 38% serão melhores e para 6% serão piores.

Na análise por setor, a Indústria é o que acredita em condições melhores de crédito, segundo 41% de seus empresários e 55% acham que serão as mesmas no início de 2010. Os Serviços têm 38% acreditando em condições mais favoráveis e 55% nas mesmas. Para o Comércio, 36% acreditam em condições melhores e 60% ficam com as mesmas condições de crédito.

Por porte, as grandes empresas são as que mais percebem as melhores condições do crédito, segundo 48% se seus empresários. Nas médias (57% de seus empresários) e nas pequenas (58%), a maioria das opiniões ainda não vê condições melhores de crédito.

Na análise regional, novamente os empresários do Nordeste se mostram divididos (48% para cada modalidade de resposta) entre melhores e iguais condições de crédito no 1º trimestre de 2010. No Norte, 42% acham que as condições vão melhorar e 51% serão as mesmas. No Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a maioria acredita que as condições de crédito não se alterarão no período.

Oferta de Crédito

58% das Instituições Financeiras em todo o Brasil acham que a oferta de crédito para as empresas crescerá no 1º trimestre de 2010 em relação ao verificado no 4º trimestre de 2009. Para 36% dos entrevistados a oferta será a mesma e para 6% cairá.

No caso da oferta de crédito ao consumidor, 80% das Instituições Financeiras acham que crescerá no 1º trimestre de 2010, na mesma base de comparação. Para 15% ficará igual e para apenas 5% cairá.

AnáliseO empresário brasileiro está mais otimista em relação ao seu negócio e, gradualmente, amplia sua disposição para aumentar os investimentos. Para ilustrar, para o 3º trimestre de 2009 eram 22% dos empresários que pretendiam incrementar os investimentos. Para o 4º trimestre de 2009, foram 27%. No 1º trimestre de 2010, serão 37%.

O otimismo também está presente na expectativa em relação à maior oferta de crédito, para empresas e consumidor. No que diz respeito às condições de crédito, o empresário é cauteloso em apostar em melhora, porque ainda não conta com a oferta de recursos normalizada e já ouve falar em aumento da SELIC, para conter o aquecimento econômico.

Em vários pontos da pesquisa o Comércio e Serviços se destacam, complementados pela representativa expectativa de aumento da oferta de crédito ao consumidor, evidenciando que o mercado interno será o destaque de 2010 para os empresários.

O Nordeste é a região mais otimista do país, por conta da retomada da indústria local e do turismo, com a recuperação do emprego e da renda.

Metodologia da Pesquisa Serasa Experian de Expectativa EmpresarialO objetivo da Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial é identificar as principais tendências dos negócios para o trimestre, a partir do levantamento das perspectivas dos empresários, indo além da confiança desses agentes.

A pesquisa da Serasa, que há 41 anos tem participação expressiva na evolução econômico-financeira do Brasil, realiza vários estudos com o objetivo de fornecer subsídios aproveitando a opinião de quem vive o cotidiano dos negócios. Os resultados da presente pesquisa tratam-se de um levantamento estatístico com uma amostra de mais de mil empresas representativas dos setores da Indústria, Comércio, Serviços e Instituições Financeiras, dos portes pequeno, médio e grande e das Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços e sistemas de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.