Últimas Notícias

Perspectiva da Inadimplência

Indicador Serasa de Perspectiva da Atividade Econômica cai

22/12/2009

Quadro de superaquecimento torna-se cada vez mais improvável

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Atividade Econômica registrou, em outubro, variação negativa de 0,17%, a segunda mensal consecutiva já que em setembro/09 o recuo sobre o mês anterior havia sido de 0,03%. Com a queda de outubro, o indicador atingiu o nível de 100,1.

De acordo com a sua metodologia de construção, o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Atividade Econômica busca visualizar, com seis meses de antecedência, a posição cíclica da economia brasileira. Como o indicador vem oscilando há cinco meses ao redor do nível 100, isto indica que o hiato do produto, isto é, a diferença entre o PIB efetivo e o PIB potencial (hoje negativo na casa de 1%) deverá “fechar” entre o final do 4º trimestre de 2009 e início do 1º trimestre de 2010.

Entretanto, esta estabilização do Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Atividade Econômica em torno de 100 aponta que um eventual cenário de superaquecimento da economia não deverá se configurar, pelo menos até os meses finais do primeiro semestre de 2010, reduzindo as chances de presenciarmos um novo ciclo de aperto monetário neste período.

 

A recomposição do superávit primário, anunciada pelo governo visando o cumprimento da meta para 2010, a elevação das taxas de juros de longo prazo nos mercados de futuros e alguma desaceleração esperada no ritmo de concessões reais de crédito aos consumidores (conforme apontado pelo Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Crédito ao Consumidor), motivada, entre outros fatores, pelo descompasso entre o crescimento do endividamento das pessoas físicas vis-à-vis à expansão da massa de rendimentos, deverão figurar entre os fatores a impedir que tal cenário de superaquecimento econômico se concretize durante o primeiro semestre de 2010.

Metodologia dos Indicadores Serasa Experian de Perspectiva

O objetivo dos Indicadores Serasa Experian de Perspectiva é antever, num horizonte de seis meses, em que fase do ciclo estarão as seguintes variáveis econômicas: (i) atividade econômica, (ii) concessões reais de crédito ao consumidor, (iii) concessões reais de crédito às empresas, (iv) inadimplência do consumidor e (v) inadimplência das empresas. Em geral, as variáveis econômicas apresentam ciclos compostos por quatro fases distintas: (1) expansão, (2) reversão, (3) crise e (4) recuperação. Os Indicadores Serasa Experian de Perspectiva mostrarão, justamente, a posição cíclica, para os próximos seis meses, de cada uma destas variáveis.

Cada Indicador Serasa Experian de Perspectiva é construído analisando-se o poder explicativo e a antecedência de explicação de um universo de 325 variáveis econômicas e financeiras sobre a variável-objetivo. Para tanto, todas as 325 variáveis “candidatas” bem como a variável-objetivo foram filtradas usando-se a técnica de ondaletas, a qual nos permite estudar as relações entre as variáveis “candidatas” a variável-objetivo em diversas escalas de tempo. Hoje, as ondaletas são adotadas em diversos campos, como a física (dinâmica molecular, astrofísica, geofísica -– previsão de terremotos, mecânica quântica), processamento de imagem (análise de EEG e DNA, clima, reconhecimento da fala e visão artificial) e compressão de dados (o JPEG 2000 utiliza essa técnica).

No caso, utilizamos as escalas de tempo compreendidas entre 16 a 32 meses e entre 32 a 64 meses, regiões onde se caracterizam os movimentos dos ciclos econômicos.

Para cada escala de tempo foram selecionadas, das 325 variáveis “candidatas”, aquelas que antecipam, de forma significativa, a variável-objetivo entre 6 e 18 meses de antecedência. Selecionadas as variáveis “candidatas”, estas foram agregadas mediante a aplicação de componentes principais, após terem sido colocadas na mesma fase de 6 meses em relação à variável-objetivo.

O resultado composto, isto é, em cada escala de tempo, dos modelos de projeção entre a variável-objetivo e os componentes principais, colocado em base 100, constitui o Indicador Serasa Experian de Perspectiva.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.