Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Demanda por crédito atinge a maior variação anual de 2009

08/12/2009

Após três quedas mensais consecutivas a demanda dos consumidores por crédito reagiu em novembro/09. De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que, no mês passado, buscaram crédito junto aos bancos, financeiras, crediários, cartões de crédito, etc. cresceu 2,1% em relação a outubro/09. Em relação a novembro do ano passado, houve crescimento de 9,1% na procura dos consumidores por crédito, a maior variação anual do ano de 2009 até agora. Com este resultado, a variação acumulada em 2009 passou de -3,3% de janeiro a outubro de 2009 para -2,2% correspondente ao período de janeiro a novembro de 2009.

Segundo os técnicos da Serasa Experian, o pagamento da primeira parcela do 13º salário em novembro, abrindo um folga temporária no orçamento familiar, e a prorrogação de parte dos estímulos fiscais do pacote anti-crise reanimou os consumidores a buscarem crédito durante o mês passado, contribuindo para a interrupção de uma seqüência de quedas mensais na demanda por crédito verificada entre os meses de agosto e outubro deste ano.

Análise por classe de renda pessoal mensal

No mês de novembro/09, com exceção dos consumidores cuja renda mensal é de até R$ 500,00, apresentando queda de 2,7%, todas as demais faixas de renda expandiram as suas demandas por crédito. O destaque ficou por conta dos consumidores com renda mensal entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00 que registraram elevação de 3,1% no mês passado em sua procura por crédito.

Na comparação anual, isto é, contra o mês de novembro/08 também apenas a baixa renda acusou queda na procura por crédito (-8,9%). Nas demais classes as altas anuais variaram de 4,2% (consumidores com renda mensal entre R$ 5.000,00 e R$ 10.000,00) até 14,2% (consumidores com renda mensal entre R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00). Os consumidores de alta renda (que ganham mais de R$ 10.000,00 por mês) também registraram alta expressiva em sua demanda por crédito em novembro/09 frente novembro/08: crescimento de 14,1%.

Na variação acumulada de 2009, todas as camadas de renda, exceto a alta renda, estão com variações negativas, isto é, no comparativo de janeiro a novembro de 2009 contra o mesmo período de 2008. Neste aspecto, a baixa renda é a que tem experimentado a maior queda neste critério de comparação: -11,0%. Nas demais faixas de renda as quedas acumuladas vão de -0,2% (consumidores com rendimento mensal entre R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00) e -4,4% (consumidores com renda mensal entre R$ 5.000,00 e R$ 10.000,00). Apenas a alta renda é que exibe variação não negativa (0,0%) na procura por crédito no acumulado do ano até novembro/09.

Análise por região

A alta da procura por crédito em novembro ocorreu em todas as regiões do país, indo de 0,6% (Centro-Oeste) até 5,4% (Nordeste). Na comparação anual, isto é, frente a novembro/08 três regiões apresentaram crescimento maior ou igual a 10% na demanda por crédito: Centro-Oeste (10,0%), Sudeste (10,0%) e Sul (11,1%).

No acumulado de janeiro a novembro de 2009 em comparação com o mesmo período do ano passado, todas as regiões ainda apresentam queda na procura dos consumidores por crédito. A maior delas foi verificada na região Nordeste (-3,7%), seguida pelo Norte (-2,9%) e pela região Sudeste (-2,6%).  As demais regiões – Centro-Oeste e Sul – seguem com variações negativas bem menores de, respectivamente, -0,1% e -0,8%.

Metodologia do indicador

Construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, cerca de 11,5 milhões, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O início é 2008. O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

http://www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de suas relações de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.