Últimas Notícias

Hitwise

Sites de notícias podem perder visitas ao bloquearem o Google

04/12/2009

Estudo Serasa Experian Hitwise, solução que fornece informações sobre a interação de 90 mil pessoas em 60 mil websites no Brasil, revela que o Google gera 33,86% de tráfego aos sites de notícias no Brasil, apontando que uma possível confirmação de rumores e ameaças de organizações de mídia retirarem o conteúdo das suas publicações do buscador poderia colocar a audiência em risco. Segundo o levantamento, a perda só não seria maior porque 65% das buscas vêm justamente das marcas e endereços desses sites, revelando a fidelidade de parte dos usuários.

Dados da pesquisa nos Estados Unidos revelam situação semelhante. O site do jornal Wall Street Journal, por exemplo, também poderia perder com o bloqueio ao Google, já que recebe 15,3% das visitas por meio desta ferramenta. Análise dos 100 termos que mais geram tráfego ao jornal mostra que 62% das buscas são palavras ligadas à marca ou ao seu endereço na web (como, por exemplo, “Wall Street Journal” ou “wsj.com”). Isso poderia limitar a perda de tráfego, já que estes seriam usuários supostamente fiéis à marca: não buscam pelo tema primeiro, mas sim pelo site ao qual desejam ir.

A proporção de usuários supostamente fiéis no Brasil é similar à do Wall Street Journal. Entre os 100 principais termos, 65% do tráfego vêm de marcas e endereços dos sites de notícias e mídia.

O estudo da Serasa Experian Hitwise aponta ainda que a quantidade de buscas realizadas no Google e que levam a sites de notícias cresceram, no Brasil, 17% nos últimos 6 meses.

Ascensão das Redes Sociais

Segundo Juliano Marcilio, presidente da Serasa Experian Marketing Services, empresa responsável pelo Hitwise no Brasil, será interessante avaliar o papel das Redes Sociais como geradoras de tráfego para a indústria de notícias.

“O volume de visitas gerado para sites de notícias no Brasil a partir dos sites de Redes Sociais cresceu 17,48% nos últimos 7 meses, quando representava 6,35% das visitas totais. Neste mesmo período, o volume de visitas originado a partir dos sites de busca se manteve estável em 38,5% do total. Talvez seja isto que Murdoch tem em mente.”

Percentual do Volume de tráfego recebido por sites de “Notícias e Mídia” gerados por sites de “Redes Sociais”

Dados e Ferramenta: Serasa Experian Hitwise.

Análise: Staeye Comunicações e Serviços Ltda.

Serasa Experian Hitwise no Brasil

Serasa Experian Hitwise é uma solução que fornece informações sobre a interação de 90 mil pessoas em 60 mil websites no Brasil. Lançada no Brasil em setembro de 2009, a ferramenta da Experian possui cerca de 1.500 clientes no mundo e está presente nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Canadá, na Austrália, na Nova Zelândia, em Cingapura e em Hong Kong.

No mundo, o Experian Hitwise, uma solução de inteligência competitiva online, analisa a interação de 25 milhões de pessoas, em mais de 1 milhão de sites, e permite a seus clientes entender seu desempenho online em comparação com seu setor de atuação e concorrentes, além de fornecer insights sobre o comportamento do consumidor na internet. O produto coleta informações sobre a utilização da internet, de forma anônima e agregada, a partir de parcerias com painéis opt-in, obedecendo às leis de privacidade locais e internacionais. O compromisso do Hitwise é auditado pela PricewaterhouseCoopers.

A solução conta com instrumentos capazes de proporcionar diferentes análises do comportamento do consumidor e do desempenho das empresas na internet, como os Rankings, que proporcionam uma visão instantânea dos principais concorrentes e dos websites mais populares em cerca de 80 setores da economia, ou ainda em categorias personalizadas. O Search Intelligence®, uma poderosa ferramenta de busca por palavras-chaves, avalia, de forma abrangente, como as pessoas procuram e se tiveram sucesso na busca por produtos e serviços; e o Clickstream, que produz relatórios completos sobre o tráfego de origem e destino para um website, um setor ou uma categoria personalizada.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em sistemas e serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.