Últimas Notícias

Serasa Consumidor

SERASA EXPERIAN HITWISE – Disputa online entre líderes do setor aéreo cresce e registra pico em novembro

24/11/2009

Disputa online entre líderes do setor aéreo cresce e registra pico em novembro, revela estudo do Serasa Experian Hitwise

Movimentação entre as três principais companhias aéreas do Brasil é visível no tráfego da web

A atividade competitiva online das principais companhias aéreas brasileiras intensificou-se neste segundo semestre de 2009. É o que revela estudo da Serasa Experian Hitwise, solução da Serasa Experian que fornece informações sobre a interação de 90 mil pessoas em 60 mil websites no Brasil. Análise do setor “Companhias Aéreas”, realizada na semana que termina em 14 de novembro, mostra que a empresa Azul obteve dois picos no seu market share de visitas online. Estes foram acompanhados de diminuição do share das duas líderes, Gol e TAM, e ocorreram nas semanas terminadas em 19 de setembro e 7 de novembro. 

Brasil: Market Share Semanal no Setor “Companhias Aéreas”

(categoria customizada, medida em visitas) 

A movimentação mostra que a Azul, em momentos, descola dos concorrentes do segundo bloco e encosta nos líderes Gol e TAM. No mais recente destes picos, a Azul chegou a obter o segundo lugar no market share online de visitas no setor, embora só por uma semana.

A existência de picos de um concorrente em decorrência de alguma campanha e correspondendo a vales de market share dos demais, não é incomum. Também pode ocorrer uma volta aos níveis anteriores assim que a campanha passa. É o que se vê com a Azul. Sua tendência, no entanto, parece ser positiva: os dois picos trazem alguma elevação, ainda que discreta, em relação ao patamar habitual.

Concentração

No Brasil, a movimentação da concorrência online é mais visível do que nos Estados Unidos. Isto se dá, provavelmente, porque o mercado aéreo aqui é mais concentrado. Considerando-se todos os players, e não só os seis primeiros como no estudo acima, os sites dos três líderes brasileiros (Gol, TAM e Azul) somam 73,3% do share de visitas; os dos três líderes norte-americanos (Southwest, Delta e American Airlines) somam apenas 37,14%.

Ainda assim, notam-se movimentos entre um concorrente e outro, principalmente entre os dois primeiros lugares, no mês de outubro.

 

EUA: Market Share Semanal do Setor “Aéreo”

(medido em visitas)

 

Busca

A ferramenta Serasa Experian Hitwise permite ainda que se analise o clickstream dos sites. O tráfego online aos três sites mais visitados do setor “Aéreo” brasileiro vem principalmente de sites de Busca (cerca de 33%), de Viagem (entre 24% e 30%) e de outros sites do setor “Aéreo” (entre 19% e 25%). Sites de Networking Social contribuem em menor grau (entre 3% e 8% do fluxo anterior ou upstream). O mesmo ocorre com serviços de E-mail (entre 4% e 6% do upstream).

O usuário parece conhecer claramente seu destino quando realiza buscas que levam ao setor “Aéreo”. Ao se considerar os cem termos mais utilizados, os quais respondem por 72,15% do tráfego ao setor, a quase totalidade dos casos (95,5%) envolve a Marca, a URL da Companhia ou seu Programa de Fidelidade. Buscas genéricas, como variações dos termos “Passagens”, “Linhas Aéreas” ou “Empresas Aéreas” somam apenas 3%. Os demais casos (1,5%) referem-se principalmente a buscas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), por outros sites e por acidentes.

 

Dados e Ferramenta: Serasa Experian Hitwise.

Análise: Staeye Comunicações e Serviços Ltda.

Serasa Experian Hitwise no Brasil

Serasa Experian Hitwise é uma solução que fornece informações sobre a interação de 90 mil pessoas em 60 mil websites no Brasil. Lançada no Brasil em setembro de 2009, a ferramenta da Experian possui cerca de 1.500 clientes no mundo e está presente nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Canadá, na Austrália, na Nova Zelândia, em Cingapura e em Hong Kong.

No mundo, o Experian Hitwise, uma solução de inteligência competitiva online, analisa a interação de 25 milhões de pessoas, em mais de 1 milhão de sites, e permite a seus clientes entender seu desempenho online em comparação com seu setor de atuação e concorrentes, além de fornecer insights sobre o comportamento do consumidor na internet. O produto coleta informações sobre a utilização da internet, de forma anônima e agregada, a partir de parcerias com painéis opt-in, obedecendo às leis de privacidade locais e internacionais. O compromisso do Hitwise é auditado pela PricewaterhouseCoopers.

A solução conta com instrumentos capazes de proporcionar diferentes análises do comportamento do consumidor e do desempenho das empresas na internet, como os Rankings, que proporcionam uma visão instantânea dos principais concorrentes e dos websites mais populares em cerca de 80 setores da economia, ou ainda em categorias personalizadas. O Search Intelligence®, uma poderosa ferramenta de busca por palavras-chaves, avalia, de forma abrangente, como as pessoas procuram e se tiveram sucesso na busca por produtos e serviços; e o Clickstream, que produz relatórios completos sobre o tráfego de origem e destino para um website, um setor ou uma categoria personalizada.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em sistemas e serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.