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Demanda das empresas por crédito recua 2% em outubro, diz Serasa Experian

16/11/2009

Demanda das empresas por crédito recua 2% em outubro, diz Serasa Experian
Somente as grandes empresas aumentaram a sua procura por crédito no mês passado

A procura das empresas por crédito recuou, em outubro, pela terceira vez consecutiva. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito houve variação negativa de 2% em relação à procura por crédito verificada em setembro/09, mês em que já havia sido registrado um recuo de 0,9% (em agosto/09 a queda foi de 4,3%).

Na comparação anual, ou seja, contra o mesmo mês do ano passado, outubro/09 apresentou queda de 5,6%. No acumulado dos primeiros dez meses de 2009, o recuo na demanda das empresas por crédito foi também de 5,6% frente ao mesmo período de 2008, valor idêntico ao observado no acumulado de janeiro a setembro de 2009.

Na classificação por porte, somente as grandes empresas registraram elevação na procura por crédito em outubro/09 (+1,1%), o sexto avanço mensal seguido. Já as médias empresas reverteram a alta de 1,0% na demanda por crédito em setembro/09 e caíram 1,6% em outubro/09. Por fim, as micros e pequenas empresas, ainda enfrentando dificuldades no acesso ao crédito junto ao sistema bancário, recuaram mais uma vez a sua procura por crédito (queda de 2,0% em outubro/09 frente a setembro/09).

No acumulado do ano, as micro e pequenas empresas continuam liderando a queda na procura por crédito, acusando recuo de 5,8%. Nas médias empresas, o decréscimo no acumulado de janeiro a outubro de 2009 comparativamente ao mesmo período de 2008 é um pouco menor: 4,6%. Somente as grandes empresas apresentam elevação na demanda por crédito, com alta de 3,5% no acumulado do ano até agora.

Todas as regiões geográficas registraram quedas, em outubro/09, na procura de suas empresas por crédito. A maior delas ocorreu no Centro-Oeste  (-3,1%) e a menor no Norte (-0,3%). Nas demais regiões os recuos nas demandas das empresas por crédito oscilaram ao redor de -2,0%.

 

 

No acumulado de 2009, as empresas da região Norte estão com a menor queda em termos de demanda por crédito (-1,5%). Em seguida temos o Nordeste com decréscimo de 2,9%. As empresas do Sul foram as que mais recuaram sua procura por crédito no acumulado do ano até agora: -8,2% no período de janeiro a outubro de 2009 frente ao mesmo período do ano passado. As empresas do Sudeste e do Centro-Oeste estão com quedas idênticas de 5,7%.

 

Por segmento econômico, apenas o setor de Serviços elevou a sua procura por crédito em 0,7% no mês de outubro/09, a segunda alta mensal consecutiva. Por outro lado, tanto a Indústria quanto o Comércio registraram quedas no mês passado em termos de demanda por crédito: -4,0% (Indústria) e -3,6% (Comércio). No acumulado de janeiro a outubro, a Indústria tem apresentado a maior queda na sua procura por crédito (recuo de 6,4% ante o mesmo período de 2008). Serviços e Comércio estão com recuos praticamente iguais no acumulado do ano: -5,6% e -5,7%, respectivamente.

 Metodologia do indicador
Construído a partir de uma amostra significativa de CNPJs, cerca de 1,2 milhão, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O início é 2008. O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.

 Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

http://www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

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