Últimas Notícias

Produtos

Serasa Experian lança o Conformidade Ambiental, produto pioneiro que consolida a Solução para Gestão da Sustentabilidade

29/10/2009

A Serasa Experian lançou dia 29 de outubro, em São Paulo, o Conformidade Ambiental, produto pioneiro resultante de uma tecnologia desenvolvida para o tratamento diferenciado de informações de natureza ambiental, sobre empresas e produtores rurais. A relevância da sustentabilidade nas estratégias de negócios e o pioneirismo do produto trouxeram, para o evento de lançamento, a Senadora pelo PV do Acre e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. “Essa iniciativa vai permitir uma série de avanços, e avanços que são sinérgicos, porque se trata de uma ação que gera uma dinâmica que envolve toda a sociedade e estimula processos virtuosos”, afirmou Marina Silva, ao final de sua palestra.

O produto Conformidade Ambiental permite que as instituições financeiras avaliem o cumprimento à legislação ambiental por parte das empresas causadoras de impactos ao meio ambiente e dos produtores rurais. Este produto, juntamente com os Relatórios de Responsabilidades Social, Ambiental e Relatório Econômico-financeiro, consolida a Solução Serasa Experian para a Gestão da Sustentabilidade.

“O Conformidade Ambiental está perfeitamente alinhado às políticas de sustentabilidade da Serasa Experian, que, em relação a seus produtos e serviços, estabelece que se criem soluções que contribuam para o aprimoramento do processo de tomada de decisão de negócios dos nossos clientes, de forma a gerar valor sustentável” afirma Francisco Valim, presidente da Serasa Experian. E salienta também o quanto o produto está em harmonia com os pressupostos da Agenda 21 da Assembléia Geral das Nações Unidas, que preconiza que as informações para o desenvolvimento sustentável estejam disponíveis e acessíveis quando forem necessárias, porque “o desenvolvimento sustentável só será atingido se os processos de tomada de decisões forem baseados no provimento de informações consistentes e confiáveis por aqueles que as detêm”.

Ao disponibilizar, de forma estruturada, diversas informações ambientais de extrema relevância, a Solução Serasa Experian para a Gestão da Sustentabilidade também possibilita que as instituições financeiras cumpram a sua obrigação social e legal de não incentivar, ainda que indiretamente, os causadores de impactos negativos ao meio ambiente.

Entre as informações que o Conformidade Ambiental compreende, estão licenciamentos, outorgas, atendimento ao Código Florestal e autorizações; infrações, autuações, sanções e acordos conciliatórios; Certificados de Regularidade e SICAFI – Sistema de Cadastro, Arrecadação e Fiscalização; áreas contaminadas; áreas embargadas ou interditadas; e informações sobre trabalho escravo.

O conhecimento da conformidade ambiental das empresas causadoras de impacto ao meio ambiente e dos produtores rurais é fundamental para as instituições financeiras que adotam o conceito de finanças sustentáveis. É importante também para as empresas que incorporam em seus processos de tomada de decisão as dimensões de risco ambiental e social, cobrando de seus fornecedores e prestadores de serviços compromissos de responsabilidade socioambiental.

O poder público também passa a dispor de um instrumento efetivo para adotar critérios socioambientais em seus processos de licitação. Esse produto ainda é de grande utilidade para as seguradoras que estipulam o valor dos prêmios de seus segurados com base em critérios socioambientais e, para os fundos de investimento que selecionam as ações das empresas que compõem os seus portfólios alinhados ao conceito de ISR – Investimento Socialmente Responsável.

“Ao oferecer ao mercado a Solução Serasa Experian para a Gestão da Sustentabilidade, contribuimos, de forma direta e eficaz, em favor da sociedade”, afirma o presidente da Unidade de Negócios Pessoa Jurídica da Serasa Experian, Laércio de Oliveira, que acrescenta, concluindo: “Além disso, a difusão da informação ambiental, também propicia a conscientização pública e se constitui em instrumento valioso para defender e preservar o meio ambiente. Nesse sentido, esta solução permite aos agentes econômicos tomar posição em relação à sustentabilidade e facilita o cumprimento da legislação ambiental.”

 

Serasa Experian

 A Serasa Experian é líder na América Latina em sistemas e serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Agora passa a disponibilizar a Solução para Gestão da Sustentabilidade agregando produtos de elevado valor (Relatórios Econômico-financeiros, Relatório de Responsabilidade Ambiental e Relatório de Responsabilidade Social e o Conformidade Ambiental). Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia, para atender todos os tipos de clientes, preocupados com diferentes riscos, inclusive os ambientais e sociais.

 http://www.serasaexperian.com.br

 

Experian

 A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de suas relações de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.