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Indicador Serasa Experian de Demanda

Demanda por crédito registra a 2ª queda consecutiva em setembro

14/10/2009

Depois de ter registrado em agosto/09 a primeira queda em cinco meses (-0,3% em relação a julho/09), a demanda dos consumidores por crédito registrou nova queda em setembro/09. De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que, no mês passado, buscaram crédito junto aos bancos, financeiras, crediários, cartões de crédito, etc. recuou 3,4% em relação a agosto/09.

Segundo os técnicos da Serasa Experian, no período compreendido entre março/09 e julho/09, observou-se crescimento ininterrupto e significativo da procura dos consumidores por crédito como reflexo das medidas governamentais anti-crise (relaxamento fiscal e monetário) e que foram de vital importância para recolocar a economia brasileira em rota de crescimento. Neste contexto estas duas recentes variações negativas observadas na demanda dos consumidores por crédito (-0,3% em agosto/09 e -3,4% em setembro/09) podem ser os primeiros sinais de esgotamento deste ciclo de expansão do endividamento dos consumidores dado que a renda real disponível não tem avançado na mesma velocidade que a oferta de crédito, diminuindo o espaço para endividamentos adicionais por parte do consumidor, ao menos no curto prazo.

Além disto, fatores sazonais (Dia dos Pais em agosto) também podem ter contribuído para explicar o recuo da procura por crédito dos consumidores em setembro/09, dado que setembro/09 e agosto/09 exibirem o mesmo número de dias úteis.

Todavia, no acumulado do ano prossegue a tendência de recuperação da procura dos consumidores por crédito. De janeiro/09 a setembro/09 houve queda de 3,8% na demanda dos consumidores por crédito em relação a janeiro/08 a setembro/08, melhorando em relação à queda de 4,1% no acumulado dos primeiros oito meses de 2009.

Análise por região

No acumulado de janeiro a setembro de 2009 em comparação com o mesmo período do ano passado, todas as regiões ainda apresentam queda na procura dos consumidores por crédito. A maior delas foi verificada na região Nordeste (-5,5%), seguida pelo Sudeste (-4,4%) e pela região Norte (-3,1%).  As demais regiões – Centro-Oeste e Sul – seguem com variações negativas iguais em -1,6%.

Análise por classe de renda pessoal mensal

No mês de setembro/09, o destaque de queda na procura por crédito foi a alta renda – consumidores com rendimento mensal superior a R$ 10.000,00 – com queda de 5,0%. Entretanto, no acumulado do ano esta mesma faixa de renda continua apresentando a menor queda (recuo de 1,9% no acumulado de janeiro a setembro de 2009 ante o mesmo período de 2008) dado que este estrato social consegue se defender de forma mais eficiente perante momentos cíclicos adversos da economia.

As demais faixas de renda experimentaram, no mês passado, variações negativas bem próximas e ao redor de -3,0%.

Por fim, na variação acumulada dos primeiros nove meses de 2009 em comparação com o mesmo período de 2008, a baixa renda (pessoas com ganhos mensais de até R$ 500,00) continua como destaque de queda na procura dos consumidores por crédito (recuo de 11,3%). As demais camadas de renda, com exceção da camada mais superior, estão com variações acumuladas anuais muito próximas, oscilando entre -2,2% e -4,9%.

Metodologia do indicador

Consumidor

Construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, cerca de 11,5 milhões, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O início é 2008. O novo indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, lançado em 17 de março de 2009, nasce sob a marca Serasa Experian, que conjuga a força do nome Serasa no mercado brasileiro com a liderança mundial da Experian.

A Serasa Experian é líder na América Latina em sistemas e serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

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