Últimas Notícias

Soluções

Hitwise: Brasileiro acessa menos site pornô do que o americano e crescimento das redes sociais virtuais é uma das causas

01/09/2009

No Brasil, 4% das pessoas que acessam internet procuram sites de conteúdo adulto; nos EUA, o número é quase o dobro, 7%. Uma das causas para o menor interesse sobre o assunto no Brasil é o crescimento das redes sociais virtuais, como o Orkut, o Twitter e o Facebook. Esse é o resultado de um estudo apresentado hoje pelo renomado especialista em comportamento on-line, Bill Tancer, autor do best-seller “Click: o que milhões de pessoas estão fazendo on-line e porque isso é importante”.

Tancer apresentou a palestra “Hitwise e o comportamento do consumidor on-line no Brasil e no mundo” durante o lançamento da solução Serasa Experian Hitwise, pioneira no Brasil e líder em inteligência competitiva na internet. O evento de lançamento ocorreu em São Paulo.

Por meio da solução, as empresas podem fortalecer a sua atuação no mercado on-line, mapear e analisar o desempenho de seus concorrentes, buscar novas oportunidades e maximizar a performance de seus negócios. O produto também proporciona uma análise do comportamento do consumidor on-line, traçando preferências e interesses.

Tancer é diretor Mundial de Pesquisa da Experian Hitwise.  A ferramenta é um grande sucesso da Experian em diversos países e foi trazida ao Brasil pela unidade de negócios Marketing Services, da Serasa Experian.

Durante a apresentação, Tancer afirmou que, desde 2007, verifica-se  uma queda do acesso a sites pornográficos, enquanto cresce o uso das redes sociais virtuais. O fenômeno foi verificado nos países nos quais existe o Hitwise. Nos EUA, por exemplo, país no qual o produto tem base histórica, constatou-se que 7% das pessoas, que acessam a internet hoje, buscam sites de conteúdo adulto. Esse percentual, no passado, era de 16%, e apresenta pequeno crescimento nos meses de inverno. Tancer destaca que, no Brasil, os sites de relacionamento têm 62% do tráfego da internet.

O especialista apresentou ainda números da busca dos brasileiros por informações sobre a gripe A (H1N1), que de 27 de junho, quando a imprensa divulgava que “medo da gripe suína causa corrida a hospitais“, até 22 de agosto, cresceu 314%. A procura por dietas para perda de peso também chamou a atenção: teve alta de 76% no período de 20 de junho a 22 de agosto deste ano.

O ranking dos sites mais acessados no Brasil foi outro destaque da apresentação de Bill Tancer:

1º Google Brasil

2º Orkut

3º Google

4º YouTube

5º Window Live Mail

6º Google Image

7º Globoesporte

8º Globo

9º UOL

10º MSN Brasil

Juliano Marcílio, presidente da Serasa Experian Marketing Services, falou durante o evento sobre as análises que o produto proporciona e destacou que a ascensão das tecnologias digitais gerou uma verdadeira revolução na forma como as empresas se relacionam com seus clientes. “Se, por um lado, esse contexto resulta no incremento da complexidade de se gerenciar o relacionamento com o cliente, por outro, gera inúmeras oportunidades no que se refere à captação de informações do comportamento deste público na web”, afirmou.

O encontro promovido pela Serasa Experian contou com a participação de líderes empresariais dos principais setores do País, e teve como objetivo a reflexão sobre esse contexto, e a apresentação de algumas soluções desenvolvidas e implementadas em outros países, com foco em inteligência competitiva na web.

 Hitwise

O Hitwise é uma ferramenta de inteligência competitiva online, fornecida pela Serasa Experian,  que analisa a interação de 25 milhões de pessoas em mais de 1 milhão de sites no mundo e permite a seus clientes entender seu desempenho online em comparação com seu setor de atuação e concorrentes, além de fornecer insights sobre o comportamento do consumidor na internet. O produto coleta informações sobre a utilização da internet, de forma anônima e agregada, a partir de parcerias com painéis opt-in, obedecendo às leis de privacidade locais e internacionais. O compromisso do Hitwise é auditado pela PricewaterhouseCoopers.

Hitwise no Brasil

Atualmente, o Hitwise fornece informações sobre a interação de 90 mil pessoas em 60 mil websites no Brasil. O Hitwise possui cerca de 1.500 clientes no mundo e está presente nos seguintes países: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Cingapura e Hong Kong.

A solução conta com instrumentos capazes de proporcionar diferentes análises do comportamento do consumidor e do desempenho das empresas na internet, como os Rankings, que proporcionam uma visão instantânea dos principais concorrentes e dos websites mais populares em cerca de 80 setores da economia, ou ainda em categorias personalizadas. O Search Intelligence®, uma poderosa ferramenta de busca por palavras-chaves, avalia, de forma abrangente, como as pessoas procuram e se tiveram sucesso na busca por produtos e serviços; e o Clickstream, que produz relatórios completos sobre o tráfego de entrada e saída para um site específico, um setor ou uma categoria personalizada.

Clique aqui e saiba mais sobre o Hitwise

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.