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Estudos de Inadimplência

Melhora na economia faz inadimplência do consumidor perder fôlego no início do 2º semestre, aponta Serasa Experian

12/08/2009

A inadimplência do consumidor abriu o segundo semestre de 2009 em desaceleração. Na relação anual, julho 2009/2008, a evolução na inadimplência do consumidor foi de 6,9%, bem abaixo do verificado na comparação do 1º trimestre de 2009 (+11,4% em relação ao 1º trimestre de 2008), bem como comparativamente ao 2º trimestre de 2009 (+9,4% frente ao 2º trimestre de 2008), segundo o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor.

Segundo os analistas da Serasa Experian, a perda de fôlego na inadimplência do consumidor, é devida a melhora na atividade econômica, já a partir do 2º trimestre de 2009, com os primeiros sinais de contratação de mão de obra; do retorno do crédito, com prazos mais longos, e o regresso das negociações de dívidas; das taxas menores de juros e do aumento na confiança do consumidor, que já começa a enxergar a crise pelo retrovisor.

Mesmo em ritmo desacelerado, a inadimplência do consumidor teve crescimento de 9,9% nos sete primeiros meses de 2009, na comparação com o mesmo período do ano anterior, depois de ficar estabilizada no acumulado de janeiro a maio (10,3%) e no semestre (10,4%). É interessante destacar que de janeiro a julho deste ano houve o agravamento da crise financeira internacional, concentrada no primeiro trimestre, enquanto que no mesmo intervalo de 2008, a economia crescia.

Na comparação mensal, julho contra junho de 2009, o indicador registrou um aumento de 2,8%, por conta do sétimo mês de o ano ter registrado dois dias úteis a mais que o ano passado. Além disso, junho teve um recuo (-2,1%) na inadimplência, em relação a maio, tornando-se uma base fraca para qualquer comparação. De acordo com as analistas, na perspectiva para os próximos meses, mantendo-se as condições atuais, é de se esperar que a inadimplência do consumidor apresente quedas graduais na referência entre os acumulados. Mesmo assim, a inadimplência do consumidor de 2009 deve apresentar um acréscimo na relação com 2008.

Representatividade da Inadimplência

De janeiro a julho de 2009, o ranking de representatividade da inadimplência do consumidor foi liderado pelas dívidas com bancos, com uma participação no indicador de 44,1%. No mesmo período do ano anterior este percentual foi de 43,2%.

Em seguida, as dívidas com cartões de crédito e financeiras representaram 36,6%, de janeiro a julho deste ano. No acumulado de 2008, a participação no indicador foi de 32,2%.

Em terceiro lugar estão os cheques sem fundos, com 17,4% no acumulado até julho de 2009. No mesmo período do ano passado, essa modalidade havia apresentado 22,3% de participação no indicador.

Encerram o ranking os títulos protestados que nos sete primeiros meses deste ano tiveram uma participação de 1,9%. De janeiro a julho de 2008, a representatividade foi de 2,3%.

Valor médio das dívidas 

Nos sete primeiros meses de 2009, em comparação com igual período do ano anterior, os cheques sem fundos tiveram crescimento de 34,6% no valor médio das dívidas. Os títulos protestados apresentaram alta de 17,1% na média. Já os cartões de crédito e financeiras e as dívidas com bancos registraram queda de 9,8% e 3,2%, respectivamente (veja tabela abaixo).

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, por analisar eventos ocorridos em todo o Brasil, reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. O modelo estatístico de múltiplas variáveis considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com instituições financeiras e cartões de crédito e financeiras.

A Serasa Experian facilita mais de 4 milhões de negócios por dia, para cerca de 400 mil clientes diretos ou indiretos. Em 2007, a Serasa – criada em 1968 –, uniu-se à Experian Company, líder mundial no mercado de informações, trazendo para o Brasil a experiência de mercados mais maduros. Hoje a nova marca Serasa Experian ampliou a oferta ao mercado brasileiro com modernas e inovadoras ferramentas para apoiar seus clientes em todas as etapas, desde a prospecção até a cobrança.

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