Últimas Notícias

Notícias

Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Confiante, consumidor faz vendas para o Dia dos Pais crescerem em 2009

10/08/2009

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as vendas para o dia dos pais, realizadas na semana de 3 a 9 de agosto de 2009, cresceram 2,2% em todo o país, na comparação com o acumulado de 4 a 10 de agosto de 2008. O resultado confirma a Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial, que mostrou o aumento do número de empresários que esperava alta nas vendas, em comparação com outras datas comemorativas do varejo, em 2009.

Quanto ao final de semana do dia dos pais, de 7 a 9 de agosto, o volume de vendas apresentou uma elevação de 1,4%, ante o verificado no período de 8 a 10 de agosto do ano anterior.

Para os analistas da Serasa Experian, a maior confiança do consumidor sobre a recuperação econômica e sua própria condição financeira, as promoções do varejo, o crédito mais acessível e a expectativa ainda de clima frio foram determinantes para o melhor desempenho do varejo neste Dia dos Pais.

Os técnicos observam, ainda, que na semana, as vendas do Dia dos Pais (2,2%) superaram as do Dia das Mães (1,9%), o que não ocorreu nas vendas de última hora, do final de semana, que tinham totalizado 3,1% na data das mães (contra 1,4% do Dia dos Pais).

O desempenho do varejo no Dias dos Pais deste ano também foi melhor que o do Dia dos Namorados, que havia recuado 1,7% na semana em relação ao mesmo período de 2008.

Na cidade de São Paulo, as vendas para o dia dos pais também apresentaram crescimento. Na semana de 3 a 9 de agosto deste ano, a elevação foi de 1,5%, sobre o observado no acumulado de 4 a 10 de agosto de 2008. No final de semana (7 a 9 de agosto), por sua vez, o aumento verificado foi de 2,4%, quando comparado com o período de 8 a 10 de agosto do ano anterior.

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 03 a 09 de agosto de 2009 e comparadas às consultas realizadas no período de 04 a 10 de agosto de 2008; e as do período de 07 a 09 de agosto de 2009, e comparadas às do período de 08 a 10 de agosto de 2008.

A Serasa Experian é a maior empresa do Brasil em pesquisas, informações e análises econômico-financeiras para apoiar decisões de crédito e negócios e referência mundial no segmento. Participa ativamente no respaldo às decisões de crédito e de negócios tomadas em todo o Brasil, facilitando aproximadamente 4 milhões de negócios por dia, para mais de 400 mil clientes diretos ou indiretos.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.