Últimas Notícias

Notícias

Frio esquenta a atividade do comércio que atinge, em junho, o melhor desempenho do primeiro semestre de 2009

07/07/2009

A promessa de termos em 2009, segundo os meteorologistas, o inverno mais rigoroso dos últimos três anos aqueceu a atividade varejista em junho. As lojas de tecidos, vestuários, calçados e acessórios experimentaram uma alta de 5,1% em seu movimento frente ao mês anterior (maio/09), já livre das influências sazonais. Este desempenho foi um dos responsáveis para que, em todo o território nacional, a atividade do comércio crescesse 1,7% em junho (já descontados os fatores sazonais), cravando a quinta alta mensal consecutiva na atividade do varejo. É o que revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado hoje pela Serasa Experian.

De acordo com o indicador da Serasa Experian, maior empresa da América Latina em pesquisas, informações e análises econômico-financeiras para apoiar decisões de crédito e negócios, a alta da atividade comercial de 1,7% em junho/09 foi a melhor marca de todo o primeiro semestre de 2009, seguindo um desempenho que também já havia sido bastante favorável no mês de maio (elevação de 1,4%). Além do setor de tecidos, vestuários, calçados e acessórios, foram destaques no mês de junho os setores de móveis, eletroeletrônicos e informática (alta de 3,9%) e o de veículos, motos e peças (crescimento de 2,7%). Tais segmentos continuam respondendo favoravelmente aos estímulos fiscais e à gradativa normalização da oferta de crédito, principalmente para as pessoas físicas.

Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio
Mensal (*) Anual (**) Acum. no Ano
abr/09 mai/09 jun/09 abr/09 mai/09 jun/09 abr/09 mai/09 jun/09
Total 0,4% 1,4% 1,7% 2,9% 2,5% 4,9% 3,9% 3,6% 3,8%
Supermercados, Hiperm., Alimentos e Bebidas 1,8% -1,8% 0,6% 3,5% -1,8% 0,4% 2,3% 1,4% 1,3%
Móveis,  Eletroeletrônicos e Informática 1,0% 1,2% 3,9% 7,8% 6,6% 12,7% 8,6% 8,1% 8,9%
Combustíveis e Lubrificantes -2,1% 0,3% -0,6% -6,1% -2,9% -6,2% 1,9% 0,9% -0,4%
Veículos,
Motos e Peças
-4,1% 2,2% 2,7% -4,4% 1,5% 2,5% 4,5% 3,9% 3,6%
Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios -1,7% 0,8% 5,1% -3,0% -0,4% 5,3% -1,7% -1,4% -0,1%
Material de Construção -0,4% 0,3% 1,1% -16,0% -13,6% -15,3% -10,2% -10,9% -11,7%
(*) com ajuste sazonal
(**) em relação ao mesmo mês do ano anterior

Outro segmento que também começa a reagir, embora mais tardiamente, é o de materiais de construção que registrou, em junho, a sua segunda variação positiva mensal do ano (alta de 1,1%), acelerando-se, inclusive, ao desempenho verificado em maio (alta de 0,3%).

No acumulado do primeiro semestre de 2009, o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio registrou crescimento de 3,8%, liderada pelo setor de móveis, eletroeletrônicos e informática, com alta de 8,9%. Em seguida, destacou-se o setor de veículos, motos e peças, com elevação de 3,6%. Os únicos segmentos que apresentaram queda de atividade no acumulado anual foram o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,1%) e o de material de construção (-11,7%).

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio analisa eventos ocorridos em todo o Brasil e reflete a evolução da atividade do comércio varejista em âmbito nacional. O indicador considera as consultas registradas à base de dados da Serasa Experian de aproximadamente 6.000 empresas comerciais.

O ponto de partida e ferramental exclusivo é o banco de dados da Serasa Experian, uma das maiores empresas do mundo em informações e análises econômico-financeiras para apoiar decisões de crédito e negócios. A Serasa Experian é a única organização do Brasil que tem registros de todos os segmentos econômicos do país.

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tem periodicidade mensal e nasce sob a marca Serasa Experian, que conjuga a força do nome Serasa no mercado brasileiro com a liderança mundial da Experian.

A Experian é líder global no mercado de informações, atuante em mais de 65 países de todos os continentes. Adquiriu o controle acionário da Serasa em junho de 2007. A partir da consumação do negócio, as duas empresas integraram pessoas, expertises, soluções e agora apresentam uma marca que representa uma identidade única. Uma já tinha amplo e profundo conhecimento do mercado brasileiro; a outra veio com experiência de atuação em mercados mais maduros. Hoje, a Serasa Experian oferece as mais modernas e inovadoras soluções de informação para apoiar validação de dados, decisões de crédito e de marketing direto, a empresas de todos os segmentos da economia, e de todos os portes.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.