Últimas Notícias

Tecnologia da Informação

Serasa Experian utiliza tecnologia de VPN Cisco em sua solução de certificação digital

19/06/2009

Colaboração, mobilidade e trabalho remoto são expressões recorrentes no atual contexto tecnológico dos usuários corporativos da rede mundial. Com tal cenário em vista, a Serasa Experian adotou internamente o padrão internacional do grupo Experian de acesso via VPN (Virtual Private Network) – túnel criado através da Internet para a transferência de informações entre redes corporativas e usuários remotos –, integrando-o com o certificado digital ICP-Brasil. A solução foi testada na plataforma ASA 5500 da Cisco – empresa líder mundial em soluções para Internet – e já está disponível ao mercado corporativo brasileiro.

O projeto de implementação na Serasa Experian consistiu na primeira solução de VPN com certificado digital ICP-Brasil, com equipamentos ASA Cisco, testada no mercado. “A VPN corporativa com utilização do certificado digital Serasa Experian é uma solução que agrega muito valor às empresas porque unifica a identidade eletrônica dos usuários, com maior segurança, praticidade e validade jurídica. Nesse contexto, com um certificado digital, o usuário pode hoje assinar contratos e realizar transações financeiras eletronicamente, acessar a Receita Federal e outros serviços online”, afirma Hélder Moreira, Gerente de Certificação Digital da Serasa Experian.

A implementação proporcionou a criação de uma plataforma padronizada de acesso remoto na Serasa Experian, com alta segurança no acesso e no tráfego de informações fora do ambiente da empresa. Na 1ª fase do projeto, a solução permitiu a utilização simultânea de até 750 usuários remotos, entre eles executivos em viagens, forças de venda em deslocamento, funcionários em home office, pontos de atendimento e outros.

Diante de sua eficácia, a aplicação será expandida ao mercado corporativo, em consonância com o atual contexto da convergência tecnológica. A utilização do certificado digital ICP-Brasil garante maior agilidade e mobilidade ao acesso de informações por diferentes equipamentos, ganhando escalabilidade para novas aplicações e produtos remotos como softphones, webcolaboration e outros. “Hoje já podemos oferecer uma solução VPN em plataforma Cisco, com o alto nível de segurança que o certificado digital Serasa Experian oferece ao mercado”, conta o Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Segurança para a América Latina da Cisco, Ghassan Dreibi Júnior.

Autenticação

A certificação digital está sendo popularizada pela sua adoção na emissão de documentos de identificação virtual, chamados e-CPF e e-CNPJ. Os certificados digitais possibilitam aos cidadãos ter um elevado nível de segurança em suas transações pela internet com os órgãos e sistemas que suportam essa tecnologia.

O certificado digital é uma identidade virtual que permite a identificação inequívoca de cada cidadão ou empresa no ambiente digital, com presunção de validade jurídica para todos os atos realizados. Habitualmente é armazenado em um cartão inteligente ou token USB, sendo acessado apenas pelo seu titular.

A certificação promove os seguintes requisitos de segurança: privacidade, pois só destinatários reconhecidos podem ler as mensagens; integridade, uma vez que a tecnologia garante a impossibilidade de adulteração dos documentos assinados; autenticidade, pois se atesta a procedência  da mensagem; e irretratabilidade, uma vez que o titular é responsável legal por seu certificado digital. Cerca de 700 mil pessoas utilizam hoje o certificado digital para fins profissionais no Brasil.

 

 

Sobre a Cisco

A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em tecnologias que transformam o modo que as pessoas se conectam, comunicam e colaboram. Informações sobre a Cisco podem ser encontradas no endereço http://www.cisco.com/br

Sobre a Serasa Experian

A Serasa Experian é sinônimo, no Brasil, de soluções para todo o ciclo de negócios, com profundo conhecimento do mercado brasileiro, e conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Facilita mais de 4 milhões de negócios por dia, para cerca de 400 mil clientes diretos ou indiretos. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e).

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.