Últimas Notícias

Estudos Econômicos

Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio- Dia dos Namorados 2009

15/06/2009

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, no final de semana do Dia dos Namorados de 2009 (12 a 14 de junho), o volume de vendas caiu 3,8% no país, na comparação com o período de 12 a 14 de junho de 2008. Segundo os analistas da Serasa Experian, tal queda deve-se ao feriado prolongado, que estimulou as viagens e consequentes gastos maiores fora dos grandes centros urbanos.

No que diz respeito à semana do Dia dos Namorados, de 6 a 12 de junho, a queda nas vendas foi de 1,7%, quando comparado com igual período do ano anterior. Para os técnicos, o consumidor antecipou suas compras para aproveitar o final de semana longo.

Os analistas ressaltam que o Dia dos Namorados do ano passado pode ser considerado uma base forte de comparação para as vendas, pois ainda não havia os sinais da crise e o desemprego era menor. Dessa forma, o desempenho menor em 2009 já era esperado.

Ainda de acordo com os especialistas, os consumidores mais endividados optaram este ano por fazer suas compras à vista, escolhendo presentes mais baratos. O Indicador da Serasa Experian considera todos os segmentos e portes de varejo, no comércio de rua e de shopping centers.

Na cidade de São Paulo, por sua vez, o volume das vendas nessa data comemorativa acompanhou o ritmo nacional. No final de semana de 12 a 14 de junho, o recuo nas vendas foi de 1,3%, na comparação com o mesmo período de 2008.

A queda também foi verificada na semana do Dia dos Namorados (6 a 12 de junho). Neste período, as vendas caíram 0,4% na capital paulista, quando comparadas com igual acumulado de dias do ano anterior.

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 06 a 12 de junho de 2009 e comparadas às consultas realizadas no período de 06 a 12 de junho de 2008; e as do período de 12 a 14 de junho de 2009, e comparadas às do período de 12 a 14 de junho de 2008.

A Serasa Experian é a maior empresa do Brasil em pesquisas, informações e análises econômico-financeiras para apoiar decisões de crédito e negócios e referência mundial no segmento. Participa ativamente no respaldo às decisões de crédito e de negócios tomadas em todo o Brasil, facilitando aproximadamente 4 milhões de negócios por dia, para mais de 400 mil clientes diretos ou indiretos.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.