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Demanda por crédito recupera-se em abril e caminha para retomar o patamar pré-crise

12/05/2009

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por
Crédito registrou elevação de 10,8% em abril de 2009 em comparação ao mês
imediatamente anterior (março de 2009), registrando a segunda alta mensal
consecutiva (em março a elevação frente a fevereiro foi de 5,8%). Como
conseqüência, já se observa um movimento em direção ao restabelecimento do
patamar de demanda dos consumidores por crédito que vigorava antes do
agravamento da crise financeira internacional.

Apesar do avanço em abril,
na comparação anual (contra o mesmo mês do anterior), a demanda dos
consumidores por crédito mantém-se negativa, registrando recuo de 11,4% em
abril de 2009 frente ao mesmo mês do ano passado.

No acumulado do primeiro
quadrimestre de 2009, a procura dos consumidores por crédito encontra-se 6,3%
abaixo do nível verificado no acumulado dos primeiros quatro meses de
2008.

Análise por
região

Na abertura regional, o
maior crescimento da demanda dos consumidores por crédito em abril foi
observado na região Norte (alta de 15,0%), seguida de perto pelas regiões Sul
(+11,9%) e Sudeste (+11,5%). Logo em seguida tivemos as regiões Nordeste
(+9,2%) e Centro-Oeste (+4,9%). A significativa recuperação da demanda por
crédito na Região Norte de pouco mais de 20% nestes últimos dois meses (5,4% em
março e 15,0% em abril) praticamente restabeleceu naquela região o mesmo
patamar de demanda dos consumidores por crédito que se observava em setembro do
ano passado, mês que marcou o agravamento da crise financeira internacional.
Tal movimento de recuperação também se observa, porém em menor intensidade, nas
demais regiões do país.

Contudo, no acumulado do
primeiro quadrimestre, todas as regiões ainda apresentam queda na procura dos
consumidores por crédito. A menor delas é verificada na Região Norte (-2,1%),
seguida pelo Centro-Oeste (-2,8%), Sudeste (-5,3%), Sul (-7,3%) e Nordeste
(-11,5%).

Análise por classe de
renda pessoal mensal

A elevação da procura dos
consumidores por crédito em abril foi bastante homogênea quando observados os
diversos corte de renda pessoal mensal, indo de +10,3% (pessoas com rendimento
mensal entre R$ 1.000 e R$ 2.000) e +12,1% (pessoas com rendimento mensal acima
de R$ 10.000). Tal homogeneidade é um sinal que favorece a consistência deste
movimento de recuperação na demanda por crédito dos consumidores.

Porém, no acumulado do
primeiro trimestre de 2009, a baixa renda (pessoas com ganhos mensais de até R$
500,00) continua liderando a queda na procura dos consumidores por crédito
(recuo de 11,0% no 1º quadrimestre.). As demais faixas de renda oscilam entre
variações negativas de -5,0% (renda mensal entre R$ 5.000 e R$ 10.000) a -6,4%
(renda mensal entre R$ 1.000 e R$ 2.000).

Metodologia do
indicador

Consumidor

Construído a partir de uma
amostra significativa de CPFs, cerca de 11,5 milhões, consultados mensalmente
na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados,
especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre
os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não
financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O início é
2008. O novo indicador é segmentado por região geográfica e por classe de
rendimento mensal. 

Serasa Experian

O Indicador Serasa
Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, lançado em 17 de março de 2009,
nasce sob a marca Serasa Experian, que conjuga a força do nome Serasa no
mercado brasileiro com a liderança mundial da Experian.

 

A Experian é
líder global no mercado de informações, atuante em mais de 65 países de todos
os continentes. Adquiriu o controle acionário da Serasa em junho de 2007. A
partir da consumação do negócio, as duas empresas integraram pessoas,
expertises, soluções e agora apresentam uma marca que representa uma identidade
única. Uma já tinha amplo e profundo conhecimento do mercado brasileiro; a
outra veio com experiência de atuação em mercados mais maduros. Hoje, a Serasa
Experian oferece as mais modernas e inovadoras soluções de informação para
apoiar validação de dados, decisões de crédito e de marketing direto, a
empresas de todos os segmentos da economia, e de todos os portes.

 

Os 400 mil
clientes da Serasa Experian, que demandam cerca de 4 milhões de consultas por
dia, em todo o Brasil, para realizar seus negócios com segurança, continuam
contando, mais do que nunca, com a tradição, o pioneirismo e a sólida
credibilidade da maior empresa do mercado de soluções de informações da América
Latina.

A Serasa Experian reafirma
o seu compromisso de gestão comprometida com a máxima qualidade para seus 2.600
profissionais, seus clientes, seus acionistas, seus fornecedores e a sociedade,
promovendo o desenvolvimento sustentável.

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