Últimas Notícias

Estudos Econômicos

Vendas do comércio aumentam 1,9% na semana do Dia das Mães

11/05/2009

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio
apontou alta de 1,9% nas vendas do comércio na semana do Dia das Mães (04 a 10
de maio de 2009), quando comparadas ao mesmo período do ano anterior (05 a 11
de maio de 2008). Foi o menor crescimento apresentado para a data desde 2002,
quando as vendas aumentaram 1% no período. Entretanto, no fim de semana do Dia
das Mães, de 08 a 10 de maio de 2009, as vendas do varejo aceleraram e
cresceram 3,1% em todo o país, na comparação com o período equivalente do ano
passado (09 a 11 de maio).

 

Na cidade de São Paulo, o aumento das
vendas do comércio na semana, de 04 a 10 de maio deste ano, cresceram 2,1% em
relação a 2008. Já no fim de semana do Dia das Mães o aumento das vendas no
varejo paulistano foi maior que o nacional. Houve um crescimento de 3,7% na
atividade econômica do varejo no período.

                              

Em 2008, as vendas do varejo
aumentaram 8,2% em todo o país, no fim de semana do Dia das Mães, de 09 a 11 de
maio, na comparação com o período equivalente de 2007 (11 a 13 de maio). Na
semana do Dia das Mães (05 a 11 de maio de 2008) as vendas também registraram
crescimento, de 7,7%, quando comparadas ao ano anterior (07 a 13 de maio de
2007).

Análise

 

Como segunda melhor data comemorativa
para o varejo, o Dia das Mães 2009 teve desempenho positivo em todas as
comparações, no Brasil e em São Paulo, na comparação com a mesma data de 2008,
porém com evolução menor das vendas. De qualquer maneira, o ano passado (2008)
foi uma base elevada de comparação (alta de 7,7% na semana).

 

Se considerarmos este Dia das Mães na
perspectiva histórica, a data apresentou os piores números nacionais desde
2002, quando as vendas haviam crescido 1%. O desempenho mais modesto já tinha
sido apontado pelos varejistas entrevistados pela Pesquisa Serasa Experian
de Expectativa Empresarial
. Entretanto, o resultado final para a semana do
Dia das Mães, na abrangência nacional (alta de 1,9% em relação ao mesmo período
de 2008), superou o crescimento verificado para a data comemorativa
imediatamente anterior (Páscoa de 2009 com elevação de 1,3% na semana em
relação à mesma semana da Páscoa de 2008).

Com o consumidor mais cauteloso em
relação à sua renda, ao emprego, ao endividamento e à inadimplência, por conta
dos efeitos da crise, o varejo teve que apelar para as promoções de última
hora, o que alavancou mais as vendas no fim de semana do que as verificadas na
semana.          

           

Metodologia

 

O Indicador Serasa Experian do
Nível de Atividade do Comércio
para o Dia das Mães tem como base uma
amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian, o único
de alcance nacional. Foram consideradas as consultas realizadas nos períodos 04
a 10 de maio de 2009 e de 08 a 10 de maio de 2009 e comparadas às consultas
realizadas nos períodos de 05 a 11 de maio de 2008 e de 09 a 11 de maio de
2008.

A Serasa Experian é a maior empresa da
América Latina em pesquisas, informações e análises econômico-financeiras para
apoiar decisões de crédito e negócios e referência mundial no segmento.
Participa ativamente no respaldo às decisões de crédito e de negócios tomadas
em todo o Brasil, facilitando aproximadamente 4 milhões de negócios por dia,
para mais de 400 mil clientes diretos ou indiretos.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.