Últimas Notícias

Estudos Econômicos

Abril consolida recuperação do varejo com terceira alta consecutiva mensal

06/05/2009

A atividade do comércio varejista
nacional cresceu 0,6% em abril deste ano, em comparação com o mês anterior
(março/09), já livre das influências sazonais. Foi o terceiro mês consecutivo
de elevação na atividade do varejo nacional, consolidando tendência de
recuperação do setor no país, embora ainda em ritmo mais lento do que se
verificava nos anos anteriores. É o que revela o Indicador Serasa Experian
de Atividade do Comércio
, divulgado hoje pela Serasa Experian.

De acordo com o indicador da Serasa Experian, maior empresa
da América Latina em pesquisas, informações e análises econômico-financeiras
para apoiar decisões de crédito e negócios, a alta da atividade comercial de
0,6% em abril/09 foi liderada pelo setor de Supermercados, Hipermercados,
Alimentos e Bebidas, com crescimento de 1,7%. Logo em seguida verificou-se o
setor de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática, com elevação de 1,0% no mês
de abril. As promoções dos supermercados e hipermercados tendo em vista as
vendas da Páscoa e a redução do IPI para os eletrodomésticos, anunciada pelo
governo federal em 17 de abril de 2009, estão entre os fatores que contribuíram
para os desempenhos positivos destes dois segmentos do varejo em
abril. 

Mensal (*) Anual (**) Acum. no
Ano
fev/09 mar/09 abr/09 fev/09 mar/09 abr/09 fev/09 mar/09 abr/09
Total 0,2% 0,3% 0,6% 3,9% 3,6% 2,9% 4,5% 4,2% 3,9%
Super-
mercados,
Hiperm.,
Alimentos
e Bebidas
-0,5% -0,6% 1,7% 2,1% 0,4% 3,5% 2,6% 1,8% 2,3%
Móveis,
Eletro-eletrônicos
e Informática
1,9% 0,8% 1,0% 9,1% 9,2% 7,8% 8,6% 8,8% 8,6%
Combus-tíveis
e Lubri-ficantes
0,2% -1,2% -2,0% 6,3% 2,3% -6,1% 6,1% 4,7% 1,9%
Veículos,
Motos e Peças
-0,1% 2,7% -3,7% 3,1% 11,3% -4,4% 5,9% 7,7% 4,5%
Tecidos,
Vestuário,
Calçados
e Acessórios
3,1% 1,7% -1,9% -0,7% 1,6% -3,0% -2,8% -1,3% -1,7%
Material de
Construção
-1,3% -1,0% -0,4% -11,6% -6,8% -16,0% -8,8% -8,1% -10,2%
(*) com ajuste sazonal
(**) em relação ao mesmo mês do ano anterior

Os demais segmentos apresentaram recuo
nas vendas em abril/09 comparativamente a março/09. No entanto, vale destacar
que a redução do IPI para o setor de materiais de construção, anunciada em 30
de março de 2009, também começa a amenizar as quedas que este segmento vinha
apresentando nos últimos meses: em abril/09, a atividade varejista do setor de
materiais de construção recuou 0,4%, menor que a dos meses anteriores (-1,3% em
fevereiro e -1,0% em março), sinalizando que o setor deverá registrar alguma
recuperação ao longo dos próximos meses.

No acumulado do primeiro quadrimestre
de 2009, o
Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio registrou alta de 3,9%, liderada pelo setor de Móveis,
Eletroeletrônicos e Informática, com crescimento de 8,6%. Em seguida,
destaca-se o setor de Veículos, Motos e Peças, com elevação de 4,5%, segmento
que também segue beneficiado pela redução do IPI (sobre motos e veículos
novos).

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio analisa eventos ocorridos em todo o Brasil e reflete a evolução da atividade do comércio
varejista em âmbito nacional. O
indicador considera as consultas registradas à base de dados da Serasa
Experian de aproximadamente 6.000 empresas comerciais
.

O ponto de partida e ferramental
exclusivo é o banco de dados da Serasa Experian, uma das maiores empresas do
mundo em informações e análises econômico-financeiras para apoiar decisões de
crédito e negócios. A Serasa Experian é a única organização do Brasil que tem
registros de todos os segmentos econômicos do país.

Com a metodologia de cálculo do PIB,
apresentada pelo IBGE em 2007, o comércio passou a ser, individualmente, o
setor com maior participação na geração do valor adicionado da economia
brasileira, respondendo por 11% e, neste sentido, é de fundamental importância
que se disponha de mais indicadores, destinados a mensurar com precisão,
robustez e presteza a evolução deste importante setor da atividade econômica do
país. O indicador da Serasa Experian tem periodicidade mensal e n
asce sob a marca Serasa Experian, que conjuga a força do nome Serasa
no mercado brasileiro com a liderança mundial da Experian.

A Experian é líder global no mercado
de informações, atuante em mais de 65 países de todos os continentes. Adquiriu
o controle acionário da Serasa em junho de 2007. A partir da consumação do
negócio, as duas empresas integraram pessoas, expertises, soluções e agora
apresentam uma marca que representa uma identidade única. Uma já tinha amplo e
profundo conhecimento do mercado brasileiro; a outra veio com experiência de
atuação em mercados mais maduros. Hoje, a Serasa Experian oferece as mais
modernas e inovadoras soluções de informação para apoiar validação de dados,
decisões de crédito e de marketing direto, a empresas de todos os segmentos da
economia, e de todos os portes.

Os 400 mil clientes da Serasa
Experian, que demandam cerca de 4 milhões de consultas por dia, em todo o
Brasil, para realizar seus negócios com segurança, continuam contando, mais do
que nunca, com a tradição, o pioneirismo e a sólida credibilidade da maior
empresa do mercado de soluções de informações da América Latina.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.