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Estudos Econômicos

Pequenas e micro empresas puxam a queda na demanda por crédito

16/04/2009

O Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por
Crédito aponta que caiu em 6,6% a procura por crédito em todo o Brasil, em
março de 2009 com relação ao mesmo mês do ano passado (março/08). No acumulado
do primeiro trimestre de 2009, o recuo é de 6,7% em relação ao primeiro
trimestre de 2008. Em relação ao mês imediatamente anterior (fevereiro/09)
março registrou elevação de 5,8% na procura das empresas por crédito, alta esta
influenciada pelo menor número de dias úteis ocorridos em fevereiro.

No primeiro trimestre, a região que
apresentou a maior queda na demanda das empresas por crédito foi a Sul,
retração de 8,8% em relação ao mesmo período de 2008. Seguida de perto pelo
Centro-Oeste (-8,3%) e Sudeste (-7,0%). Já as regiões Norte e Nordeste tiveram
menores quedas, -1,9% e -3,0%, respectivamente, neste mesmo critério de
comparação.

(*) Mensal (**) Anual Acum. Ano
jan/09 fev/09 mar/09 jan/09 fev/09 mar/09 jan/09 fev/09 mar/09
Total 13,3% -10,8% 5,8% -8,7% -4,4% -6,6% -8,7% -6,7% -6,7%
Por
Região
CO 7,9% -11,6% 6,3% -7,9% -4,0% -12,4% -7,9% -6,1% -8,3%
N 20,9% -15,3% 1,8% 0,8% -5,2% -1,6% 0,8% -2,0% -1,9%
NE 14,2% -6,9% 3,9% -16,4% 8,5% 3,6% -16,4% -6,0% -3,0%
S 13,8% -10,3% 8,4% -12,5% -6,4% -7,0% -12,5% -9,7% -8,8%
SE 13,1% -11,6% 5,7% -5,6% -7,1% -8,5% -5,6% -6,3% -7,0%
(*) sem ajuste sazonal
(**) em relação ao mesmo mês do ano
anterior

Na classificação por porte, as micro e
pequenas empresas foram as que mais se afastaram do crédito durante o primeiro
trimestre de 2009, registrando queda de 6,9%. As médias empresas apresentaram
recuo de 3,5% e as grandes empresas sofreram queda menor na demanda por
crédito, (-0,9%).

(*) Mensal (**) Anual Acum. Ano
jan/09 fev/09 mar/09 jan/09 fev/09 mar/09 jan/09 fev/09 mar/09
Total 13,3% -10,8% 5,8% -8,7% -4,4% -6,6% -8,7% -6,7% -6,7%
Por Porte
MPE 14,2% -11,4% 6,1% -9,1% -4,5% -6,8% -9,1% -7,0% -6,9%
Médias 2,3% -2,1% 2,4% -3,6% -3,0% -3,9% -3,6% -3,3% -3,5%
Grandes 0,7% -0,4% 0,4% -1,1% -0,7% -0,9% -1,1% -0,9% -0,9%
(*) sem ajuste sazonal
(**) em relação ao mesmo mês do ano
anterior

Vale ressaltar que todas estas
categorias registraram aceleração da queda na demanda por crédito em março,
quando avaliamos as evoluções dos comparativos anuais: micros e pequenas
empresas passando de -4,5% em fevereiro de 2009 para -6,8% em março de 2009;
médias empresas passando de -3,0% (fev/09) para -3,9% (mar/09) e grandes
empresas indo de -0,7% (fev/09) para -0,9% (mar/09).

(*) Mensal (**) Anual Acum. Ano
jan/09 fev/09 mar/09 jan/09 fev/09 mar/09 jan/09 fev/09 mar/09
Total 13,3% -10,8% 5,8% -8,7% -4,4% -6,6% -8,7% -6,7% -6,7%
Por Setor
Indústria 16,3% -11,0% 1,2% -6,1% -4,8% -10,1% -6,1% -5,5% -7,0%
Comércio 14,7% -9,6% 4,2% -8,3% -4,3% -8,1% -8,3% -6,4% -7,0%
Serviços 10,6% -12,4% 9,8% -10,4% -4,7% -3,5% -10,4% -7,8% -6,4%
Demais 12,5% -11,6% 2,2% 0,2% 2,2% 1,2%
(*) sem ajuste sazonal
(**) em relação ao mesmo mês do ano
anterior

Na análise por segmento, a indústria
recuando 10,1% em março/09 contra o mesmo mês do ano passado, liderou a queda
na procura de crédito por parte das empresas. Já o comércio registrou queda de
8,1% e o setor de serviços caiu 3,5% em março/09 com relação a março/08. No
acumulado do primeiro trimestre de 2009, o indicador apontou quedas
generalizadas e muito parecidas na busca por crédito com relação aos primeiros
três meses de 2008: indústria (-7,0%), comércio (-7,0%) e serviços
(-6,4%).

Metodologia do
indicador

Empresas

Construído a partir de uma
amostra significativa de CNPJs, cerca de 1,2 milhão, consultados mensalmente na
base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJs consultados,
especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre
as empresas e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é
transformada em número índice (média de 2008 = 100). O início é 2008. O
indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte. 

Serasa
Experian

O Indicador Serasa
Experian da Demanda das Empresas por Crédito, lançado em 17 de março de 2009,
nasce sob a marca Serasa Experian, que conjuga a força do nome Serasa no
mercado brasileiro com a liderança mundial da Experian.

A Experian é
líder global no mercado de informações, atuante em mais de 65 países de todos
os continentes. Adquiriu o controle acionário da Serasa em junho de 2007. A
partir da consumação do negócio, as duas empresas integraram pessoas,
expertises, soluções e agora apresentam uma marca que representa uma identidade
única. Uma já tinha amplo e profundo conhecimento do mercado brasileiro; a
outra veio com experiência de atuação em mercados mais maduros. Hoje, a Serasa
Experian oferece as mais modernas e inovadoras soluções de informação para
apoiar validação de dados, decisões de crédito e de marketing direto, a
empresas de todos os segmentos da economia, e de todos os portes.

Os 400 mil
clientes da Serasa Experian, que demandam cerca de 4 milhões de consultas por
dia, em todo o Brasil, para realizar seus negócios com segurança, continuam
contando, mais do que nunca, com a tradição, o pioneirismo e a sólida
credibilidade da maior empresa do mercado de soluções de informações da América
Latina.

A Serasa Experian reafirma
o seu compromisso de gestão comprometida com a máxima qualidade para seus 2.600
profissionais, seus clientes, seus acionistas, seus fornecedores e a sociedade,
promovendo o desenvolvimento sustentável.

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