Últimas Notícias

Estudos Econômicos

Varejo cresce em ritmo menor

26/03/2009

A atividade do comércio varejista
nacional cresceu 3,9% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2008. O
setor, no entanto, vem crescendo em menor ritmo. É o que revela o Indicador
Serasa Experian de Atividade do Comércio
, lançado hoje pela Serasa
Experian. Em janeiro deste ano a alta foi de 5,1% em relação a janeiro de 2008.
Na relação dezembro 2008/2007, o varejo havia registrado crescimento de
7,5%.

O novo índice, que será mensal, aponta
que no primeiro bimestre de 2009 a atividade varejista, medida pelas consultas
do setor à base de dados da Serasa Experian cresceram 4,5% sobre o mesmo
período de 2008.

De acordo com o indicador da Serasa
Experian, maior empresa do Brasil em pesquisas, informações e análises
econômico-financeiras para apoiar decisões de crédito e negócios, a alta da
atividade comercial no primeiro bimestre de 2009 foi caracterizada pelo
crescimento de 8,6% nas lojas de eletroeletrônicos, móveis e informática,
seguido por combustíveis/lubrificantes, que teve alta de 6,1%, e veículos e
motos e peças, com crescimento de 5,9%. Na variação acumulada de 2009, os
hipermercados, supermercados e o varejo de alimentos e bebidas, cresceram 2,6%.
Já as lojas de material de construção tiveram uma queda 8,8%. Vestuários e
calçados também apresentaram queda, -2,8%, no período.

Lançamento

A Serasa Experian lançou em 26 de
março de 2009, o Indicador
Serasa
Experian de Atividade do Comércio
, que vai analisar eventos ocorridos em
todo o Brasil e refletir a evolução da atividade do comércio varejista em
âmbito nacional. O indicador considera as consultas registradas à base de dados
da Serasa Experian de aproximadamente 6.000 empresas comerciais
. 

O ponto de partida e ferramental
exclusivo é o banco de dados da Serasa Experian, uma das maiores empresas do
mundo em informações e análises econômico-financeiras para apoiar decisões de
crédito e negócios. A Serasa Experian é a única organização do Brasil que tem
registros de todos os segmentos econômicos do país.
 

“A Serasa Experian verificou a
necessidade da criação de um indicador de atividade do comércio que reflita, de
maneira rápida e tempestiva, a evolução da atividade varejista em todo o
território nacional”, afirma o presidente da Serasa Experian, Francisco
Valim.

Com a metodologia de cálculo do PIB,
apresentada pelo IBGE em 2007, o comércio passou a ser, individualmente, o
setor com maior participação na geração do valor adicionado da economia
brasileira, respondendo por 11% e, neste sentido, é de fundamental importância
que se disponha de mais indicadores, destinados a mensurar com precisão,
robustez e presteza a evolução deste importante setor da atividade econômica do
país. O novo indicador da Serasa Experian terá periodicidade mensal.

“Com mais este referencial, a Serasa
Experian cumpre sua importante função de prover, a todo o público interessado,
informações que permitam avaliar o ritmo dos negócios no país”, afirma
Francisco Valim.

Em março, a Serasa Experian lançou
outros dois índices: o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por
Crédito e o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito.
Estes e mais o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio nascem sob a
marca Serasa Experian, que conjuga a força do nome Serasa no mercado brasileiro
com a liderança mundial da Experian.

A Experian é líder global no mercado
de informações, atuante em mais de 65 países de todos os continentes. Adquiriu
o controle acionário da Serasa em junho de 2007. A partir da consumação do
negócio, as duas empresas integraram pessoas, expertises, soluções e agora
apresentam uma marca que representa uma identidade única. Uma já tinha amplo e
profundo conhecimento do mercado brasileiro; a outra veio com experiência de
atuação em mercados mais maduros. Hoje, a Serasa Experian oferece as mais
modernas e inovadoras soluções de informação para apoiar validação de dados,
decisões de crédito e de marketing direto, a empresas de todos os segmentos da
economia, e de todos os portes.

Os 400 mil clientes da Serasa
Experian, que demandam cerca de 4 milhões de consultas por dia, em todo o
Brasil, para realizar seus negócios com segurança, continuam contando, mais do
que nunca, com a tradição, o pioneirismo e a sólida credibilidade da maior
empresa do mercado de soluções de informações da América Latina.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.