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Estudos de Inadimplência

Inadimplência dos consumidores avança 7,6% até novembro, revela Serasa Experian

11/12/2008

A inadimplência dos consumidores aumentou 7,6% de janeiro a
novembro de 2008, na comparação com o mesmo acumulado de 2007, de acordo com o
Indicador Serasa Experian de Inadimplência de Pessoa Física.

Quando comparado novembro de 2008 com outubro último, a
inadimplência dos consumidores registrou alta de 1,7%. Já na variação anual
(novembro de 2008 sobre novembro de 2007), o aumento verificado foi de
8,4%.

O ranking de representatividade da inadimplência das
pessoas físicas segue liderado, até novembro deste ano, pelas dívidas com os
bancos, que tiveram 43,1% de participação no indicador. Em 2007, de janeiro a
novembro, as dívidas com os bancos representaram 39,9% da inadimplência dos
consumidores.

Na segunda colocação estão as dívidas com cartões de
crédito e financeiras, com uma participação de 33,5% na inadimplência dos
consumidores, nos onze meses de 2008. De janeiro a novembro de 2007, esse
percentual foi de 30,2%.

Em seguida, de janeiro a novembro deste ano, com
representatividade de 21,2% na inadimplência das pessoas físicas estão os
cheques devolvidos. No mesmo período de 2007, os cheques sem fundos tiveram
participação de 27,4% no indicador.

Fecham o ranking os títulos protestados, com representação
de 2,2% até novembro de 2008, abaixo dos 2,6% registrados em igual período de
2007.

Valor médio das dívidas

No acumulado de janeiro a novembro de 2008, as dívidas com
cartões de crédito e financeiras registraram um valor médio de R$ 400,21, com
alta de 9,3% ante o mesmo período de 2007.

Quanto às dívidas com os bancos, o valor médio verificado,
até novembro de 2008, foi de R$ 1.343,82, o que representou uma elevação de
5,2%, quando comparado com o acumulado de janeiro a novembro de
2007.

Os títulos protestados, por sua vez, registraram um valor
médio de R$ 970,09 até novembro deste ano, com 10,1% de crescimento sobre os
onze meses de 2007.

Por fim, os cheques devolvidos registraram um valor médio
de R$ 700,82, representando 15,3% de alta, na comparação com o período de
janeiro a novembro do ano passado.

Análise

Para os técnicos da Serasa Experian, a inadimplência do
consumidor cresce em conseqüência do maior endividamento, em prazos mais
longos, de parte da população; dos altos juros – devido à elevação da SELIC, no
período de abril a setembro; das incertezas geradas pela crise financeira
internacional e pela menor oferta de crédito; e da utilização intensiva de
linhas de crédito mais caras, a exemplo do cheque especial.

É importante notar que na comparação novembro 2008/2007, o
aumento foi de 8,4%, o que confirma a evolução da inadimplência. Na relação
mensal, novembro/outubro, o crescimento foi de apenas 1,7% devido ao efeito
calendário, novembro teve 20 dias úteis contra outubro, com 23.

De qualquer forma, a inadimplência do consumidor em 2008
ainda está muito abaixo daquela verificada em anos anteriores, como 2001, 2003,
2005 e 2006.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência de Pessoa
Física
, por analisar eventos ocorridos em todo o Brasil, reflete o
comportamento da inadimplência em âmbito nacional. O modelo estatístico de
múltiplas variáveis considera as variações registradas no número de cheques sem
fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com instituições financeiras e
cartões de crédito e financeiras.

A Serasa Experian é a maior empresa do Brasil em pesquisas,
informações e análises econômico-financeiras para apoiar decisões de crédito e
negócios e referência mundial no segmento. Participa ativamente no respaldo às
decisões de crédito e de negócios tomadas em todo o Brasil, facilitando
aproximadamente 4 milhões de negócios por dia, para mais de 400 mil clientes
diretos ou indiretos.

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