Últimas Notícias

Pesquisas Serasa de Perspectiva Empresarial

Apesar da crise, empresários esperam faturamento recorde no Dia das Crianças, revela Serasa

06/10/2008

Apesar da crise financeira mundial, o otimismo dos empresários para o Dia
das Crianças 2008, em relação ao faturamento e às vendas físicas, é o maior
registrado para o período desde 2005. De acordo com a Pesquisa Serasa de
Perspectiva Empresarial – Dia das Crianças 2008, 52% das empresas brasileiras
do varejo, em todo o país, esperam aumentar o faturamento nesta data. A Serasa
ouviu 1.012 empresas do comércio em todo o país, entre os dias 10 e 18 de
setembro.

No ano passado, a Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial revelou que o
percentual de empresários otimistas com o faturamento no Dia das Crianças era
de 49%. Em 2006, esse percentual era 40% e 46%, em 2005. A perspectiva de queda
também melhorou. Este ano, 8% acreditam em recuo do faturamento, contra 9%, em
2007, 23% em 2006 e 22% em 2005. O número de empresários que confiam na
estabilidade caiu. Este ano são 40%, contra 42% no ano passado.

Segundo a pesquisa de 2008, as grandes empresas do setor continuam sendo as
mais otimistas, 59% delas apostam em alta do faturamento. Em 2007, esse
percentual era 64%. As pequenas, assim como no ano passado, confiam menos em
melhores resultados, 50% acreditam em crescimento em 2008. Em 2007, as pequenas
empresas estavam divididas entre crescimento (46%) e estabilidade (44%).

Na análise regional, as empresas do Centro-Oeste (60%), do Norte (59%) e do
Nordeste (58%), estão empatadas no maior otimismo. A região Sul é a menos
confiante, 48% dos empresários esperam alta e 44% acreditam que o faturamento
vai permanecer igual ao ano passado. No Sudeste, 52% dos empresários apostam em
aumento do faturamento.

Quantidades de itens vendidos também aumentará

Em relação às vendas físicas, a maioria dos empresários entrevistados, 52%,
acredita em crescimento e 40% em estabilidade. Apenas 8% apostam em queda nas
vendas, em todo o país. Em 2007, a perspectiva otimista era de 52%, a de
estabilidade 38% e a de queda 10%.

De acordo com a pesquisa da Serasa, as grandes empresas do setor são também
as mais otimistas nas vendas físicas, sendo que 57% de seus empresários confiam
em alta, enquanto 49% das pequenas empresas compartilham da mesma perspectiva
para esta data em 2008.

Na análise regional das perspectivas de crescimento das vendas, os
empresários do Centro-Oeste (60%) estão empatados com os do Norte (59%) como os
mais otimistas no aumento das vendas físicas, seguidos pelos do Nordeste (56%),
Sudeste (51%) e Sul (48%). Todas as regiões experimentam aumento das
expectativas de crescimento das vendas em relação à mesma data de 2007.

A Pesquisa de Perspectiva Empresarial apurou que os brinquedos tradicionais
(61%) vão liderar as vendas para o Dia das Crianças 2008, seguidos pelos jogos
eletrônicos (18%) e pelos celulares (10%). Com perspectivas menores estão as
roupas e acessórios (tênis etc.), (4%), computadores, (2%), eletrônicos (som,
TV, MP3) (2%) e demais 3%.

Do total de entrevistados, 52% esperam vender a prazo, e 48%, à vista. Nas
vendas a prazo, os cheques pré-datados representarão 34% das transações, os
cartões de crédito parcelados 34%, os financiamentos ou crediários 25%, os
cartões de débito parcelados 4% e os cartões da própria loja parcelados 3%. As
vendas à vista serão priorizadas por dinheiro (38%). Os cartões de crédito
ficarão com 21%, os cheques com 20%, os cartões de débito 16%, os da própria
loja 2% e os demais meios de pagamento, 3%.

Mesmo com o crédito mais seletivo, mais caro e com prazos mais curtos,
devido aos acontecimentos globais, os empresários do varejo percebem que o
consumidor não pretende restringir muito suas compras no Dia das Crianças 2008.
O setor deve incrementar as promoções, inclusive postergando os pagamentos para
a 1ª parcela do 13º salário, de forma a flexibilizar o orçamento familiar.

A Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial começou a ser desenvolvida em
2005 e apresentou um grande grau de assertividade em suas edições
experimentais. Trata-se de um levantamento estatístico com uma amostra de
empresas representativas do setor do comércio, dos portes pequeno, médio e
grande e das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.