Últimas Notícias

Pesquisas Serasa de Perspectiva Empresarial

Empresários esperam o melhor Dia dos Pais desde 2005, revela pesquisa nacional da Serasa

28/07/2008

O otimismo dos empresários brasileiros para o Dia dos Pais 2008 é o maior
dos últimos três anos. Segundo a Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial
para o Dia dos Pais os empresários do varejo nacional esperam um crescimento do
faturamento e das vendas físicas na data. Do total de entrevistados, 51%
aguardam aumento do faturamento em relação à mesma data de 2007, 40%,
estabilidade e apenas 9% acreditam em queda. Em 2007, 48% esperavam aumento do
faturamento e 39% estabilidade em relação à mesma data do ano anterior.

As grandes empresas são as mais otimistas, com 69% de seus empresários
apostando no aumento do faturamento ante 56% das médias e 46% das pequenas. Na
análise regional, os empresários do Norte (60%) e do Nordeste (58%) são os que
mais acreditam em um faturamento maior na comparação com a mesma data de 2007.
50% dos empresários da região Centro-Oeste esperam alta do faturamento e,
empatados, com 48% de otimistas, estão o Sudeste e o Sul.

Em relação às vendas físicas (volume de vendas), 53% dos empresários
entrevistados esperam aumento para o Dia das Pais 2008, 35% estabilidade e 12%
acreditam em queda. Em 2007, 51% esperavam elevação das vendas físicas e 37%,
estabilidade.

Novamente, as grandes empresas são as mais otimistas. Na opinião de 75% de
seus empresários haverá um aumento das vendas físicas no Dia dos Pais 2008. Os
empresários das médias e pequenas empresas dividem um otimismo inferior, 59% e
48%, respectivamente.

Na avaliação por região, o Norte registra o maior otimismo empresarial em
relação às vendas físicas, com 65% de seus varejistas apostando na elevação. Na
seqüência estão: Nordeste (58%), Centro-Oeste (54%), Sul (52%) e Sudeste
(50%).

No entanto, apesar do otimismo dos empresário para a data, o Dia dos Pais
guarda uma perspectiva de alta do faturamento e das vendas líquidas menor que
outras datas comemorativas deste ano como o Dia dos Namorados, das Mães e a
Páscoa.

A Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial para o Dia dos Pais 2008 foi
feita pela Serasa entre os dias 30 de junho a 08 de julho de 2008, com 1.010
executivos do varejo de todo o país. Trata-se de um levantamento estatístico
com uma amostra de empresas representativas do setor do comércio, dos portes
pequeno, médio e grande e das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e
Sul.

Os presentes mais procurados e as formas de pagamento

Os presentes mais demandados serão roupas, sapatos e acessórios, para 43%
dos entrevistados; celulares, na opinião de 33% dos empresários; e eletrônicos
(som, TV e MP3) para 8%.

Do total das vendas, 52% serão a prazo e 48% à vista, segundo os varejistas
de todo o Brasil. A composição das vendas a prazo ficou em: liderando com 35%
estão os cheques pré-datados e com 31% os cartões de crédito parcelados;
financiamento ou crediário 28%; cartão de débito parcelado 4%; e cartão de loja
parcelado 2%. O cheque pré-datado e o cartão de crédito parcelado terão, em
média, 4 e 5 parcelas, respectivamente. O financiamento ou crediário contará
com a média de 13 prestações.

A composição das vendas à vista será, dinheiro 38%; cartão de crédito 22%;
cheque 20%; cartão de débito 15%; cartão de loja 2% e outros 3%.

Análise

Segundo os técnicos da Serasa, os empresários do varejo, em todo o Brasil,
acreditam em um bom Dia dos Pais este ano, com crescimento do faturamento e das
vendas físicas em relação à mesma data do ano passado, devido ao aumento do
emprego formal (que insere mais pessoas no crédito) e as promoções do
varejo.

Quando as perspectivas são comparadas com as de outras datas comemorativas
(Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados) do varejo em 2008, entretanto,
nota-se um otimismo em proporção menor, que pode ser decorrente do maior
endividamento do consumidor. Esse motivo também determina as principais opções
de presente: roupas, sapatos e acessórios.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.