Últimas Notícias

Estudos Econômicos

Dia dos Namorados aumenta as vendas do fim de semana no país

09/06/2008

O Dia dos Namorados aumentou as vendas do comércio em todo o país no último
fim de semana, aponta o Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio. No
período de 6 a 8 de junho de 2008, foi registrada uma alta de 8% na atividade
econômica do comércio quando comparada ao período equivalente de 2007 (8 a 10
de junho), em todo o país.

Na cidade de São Paulo, o comportamento das vendas do comércio acompanhou o
panorama nacional, mas o percentual de crescimento foi superior. As vendas
registraram alta de 13,1% na comparação com o ano passado.

Segundo os técnicos da Serasa, uma empresa do grupo Experian, as vendas no
fim de semana que antecedeu o Dia dos Namorados foram alavancadas pelas
promoções do varejo, pela maior facilidade de pagamento e pelas baixas
temperaturas registradas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que
favoreceram o bom desempenho das lojas de roupas e acessórios. Além disso, no
ano passado o feriado de Corpus Christi caiu em 07 de junho (uma quinta-feira),
e foi prolongado, o que prejudicou as vendas no fim de semana anterior à data,
e definiu uma base fraca de comparação para o mesmo período deste ano. Por
conta disso, não se pode afirmar que esse ritmo permanecerá até o Dia dos
Namorados, ainda que existam as compras de última hora.

Os resultados apresentados confirmam as expectativas dos empresários do
varejo, em todo o Brasil, relatadas na Pesquisa Serasa de Perspectiva
Empresarial, divulgada na semana passada.

O Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio tem como base uma
amostra das consultas realizadas no Banco de Dados da Serasa. Foram
consideradas as consultas realizadas nos períodos de 06 a 08 de junho de 2008 e
comparadas às consultas realizadas no período de 08 a 10 de junho de 2007. A
Serasa, uma empresa do grupo Experian, é a maior empresa do Brasil em
pesquisas, informações e análises econômico-financeiras para apoiar decisões de
crédito e negócios e referência mundial no segmento. Participa ativamente no
respaldo às decisões de crédito e de negócios tomadas em todo o Brasil,
facilitando aproximadamente 4 milhões de negócios por dia, para mais de 400 mil
clientes diretos ou indiretos.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.