Últimas Notícias

Estudos Econômicos

Dia das Mães aumenta em 8,2% as vendas do comércio no país, revela indicador da Serasa

12/05/2008

O Dia das Mães aqueceu as vendas do comércio. No fim de semana da data, de
09 a 11 de maio de 2008, as vendas do varejo aumentaram 8,2% em todo o país, na
comparação com o período equivalente do ano passado (11 a 13 de maio). Segundo
o Indicador Serasa de Atividade do Comércio, elaborado pela Serasa, uma empresa
do grupo Experian, as compras de última hora foram as principais responsáveis
pela alta nas vendas.

Na semana do Dia das Mães (05 a 11 de maio de 2008) as vendas também
registraram crescimento, de 7,7%, quando comparadas ao ano anterior (07 a 13 de
maio de 2007) no país.

Na cidade de São Paulo, o aumento das vendas do comércio no fim de semana do
Dia das Mães foi ainda maior que o nacional. Houve um crescimento de 9,2% na
atividade econômica do varejo no período. Já na semana, de 05 a 11 de maio
deste ano, as vendas do comércio cresceram 6% em relação a 2007.

No ano passado, as vendas do comércio aumentaram 10,0% na semana do Dia das
Mães, de 07 a 13 de maio de 2007, em comparação ao período equivalente de 2006,
em todo o país. As vendas para o Dia das Mães de 2007 foram as melhores desde
2004, quando houve uma alta de 12,1% na semana relativa à data, ante 2003. No
fim de semana (11 a 13 de maio de 2007) as vendas registraram um crescimento de
8,6% quando comparadas a 2006.

Análise

Para os técnicos da Serasa, mesmo não repetindo o desempenho do Dia das Mães
de 2007, os indicadores de 2008 mostraram que as vendas foram muito boas,
considerando-se a base elevada de comparação (2007).

As promoções do varejo, em relação aos preços e ao maior parcelamento das
vendas, a maior oferta de produtos importados e as melhores condições do
consumidor, em termos de emprego e renda, formaram uma combinação que alavancou
as vendas neste Dia das Mães.

Metodologia

O Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio para o Dia das Mães tem
como base uma amostra das consultas realizadas no Banco de Dados da Serasa, o
único de alcance nacional. Foram consideradas as consultas realizadas nos
períodos 05 a 11 de maio de 2008 e de 09 a 11 de maio de 2008 e comparadas às
consultas realizadas nos períodos de 07 a 13 de maio de 2007 e de 11 a 13 de
maio de 2007.

A Serasa, uma empresa do grupo Experian, é a maior empresa do Brasil em
pesquisas, informações e análises econômico-financeiras para apoiar decisões de
crédito e negócios e referência mundial no segmento. Participa ativamente no
respaldo às decisões de crédito e de negócios tomadas em todo o Brasil,
facilitando aproximadamente 4 milhões de negócios por dia, para mais de 400 mil
clientes diretos ou indiretos.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.