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Estudos de Inadimplência

Inadimplência dos consumidores fecha trimestre em alta

14/04/2008

A inadimplência dos consumidores apresentou elevação no primeiro trimestre
de 2008 na comparação com os três primeiros meses de 2007. Segundo o Indicador
Serasa de Inadimplência Pessoa Física a alta no período foi de 6,5%.

Na comparação entre março de 2008 e março de 2007 a inadimplência das
pessoas físicas apontou crescimento de 4,7%. Quando comparado março de 2008 com
fevereiro último, o aumento foi de 9,8%.

As dívidas com os bancos lideraram o ranking de representatividade da
inadimplência dos consumidores com uma participação de 42,9% no indicador. Nos
três primeiros meses de 2007 este peso foi de 36,8%.

Em segundo lugar estão as dívidas com cartões de crédito e financeiras, que
de janeiro a março de 2008 representaram 31,4% da inadimplência dos
consumidores. No mesmo período do ano passado este percentual foi de 31,3%

Em seguida estão os cheques devolvidos com uma representatividade de 23,4%
na inadimplência dos consumidores nos três primeiros meses de 2008,
participação menor que os 29,2% obtidos no primeiro trimestre de 2007.

Fechando o ranking, os títulos protestados representaram, de janeiro a março
deste ano, 2,3% da inadimplência dos consumidores. No mesmo período de 2007,
este peso foi de 2,7%.

Valor médio das dívidas

No primeiro trimestre de 2008, o valor médio das pendências com cartões de
crédito e financeiras foi de R$ 446,06, o que representou um aumento de 37,5%
na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. Quanto as dívidas com os
bancos, o valor médio foi de R$ 1.378,65, de janeiro a março deste ano, com
alta de 8,4% na comparação com os três primeiros meses de 2007.

Os títulos protestados, no acumulado de janeiro a março deste ano, tiveram
um valor médio de R$ 925,64, com elevação de 15,3% na relação com o mesmo
acumulado do ano anterior. Já os cheques devolvidos, no primeiro trimestre de
2008, tiveram um valor médio de R$ 631,83, com aumento de 6,6% na relação com
os três primeiros meses de 2007.

Análise

Segundo os técnicos da Serasa, a alta da inadimplência dos consumidores no
primeiro trimestre de 2008 em relação a igual período de 2007 deve-se à
expansão do endividamento da população, evidenciada pelo aumento do valor médio
das pendências. O movimento tem sido promovido pela maior oferta de recursos,
pelo alongamento dos prazos de pagamentos, pelo menor patamar dos juros e
pelas novas modalidades de crédito.

O orçamento das famílias também tem sido comprometido pela elevação dos
gastos com alimentos, em decorrência da alta dos preços, e pelo reflexo das
despesas típicas do período (IPVA, IPTU, matrículas e compra de materiais
escolares). Além disso, houve desaceleração da expansão da massa real de
rendimento.

A alta da inadimplência com os bancos decorre do aumento da concessão de
crédito à população, por meio de financeiras e de acordos com grandes
varejistas. Segundo levantamento do Banco Central, em fevereiro deste ano, o
saldo das operações de crédito para pessoa física foi 33,4% superior ao mesmo
mês de 2007.

O aumento da inadimplência de março em relação a fevereiro deve-se, além do
maior número de dias úteis, ao comportamento sazonal, resultado do não
pagamento das compras natalinas que entram nas estatísticas neste mês.

Metodologia

O Indicador Serasa de Inadimplência Pessoa Física, por analisar eventos
ocorridos em todo o Brasil, reflete o comportamento da inadimplência em âmbito
nacional. O modelo estatístico de múltiplas variáveis considera as variações
registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas
vencidas com instituições financeiras e cartões de crédito e financeiras. O
Indicador Serasa de Inadimplência é divulgado mensalmente pela Serasa, desde
2002.

A Serasa, uma empresa do grupo Experian, é a maior empresa do Brasil em
pesquisas, informações e análises econômico-financeiras para apoiar decisões de
crédito e negócios e referência mundial no segmento. Participa ativamente no
respaldo às decisões de crédito e de negócios tomadas em todo o Brasil,
facilitando aproximadamente 4 milhões de negócios por dia, para mais de 400 mil
clientes diretos ou indiretos.

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