Últimas Notícias

Produtos

Tentativas de fraude detectadas contra empresas crescem 86,7% no primeiro semestre de 2007, mas prejuízo diminui

17/09/2007

No primeiro semestre de 2007, o montante de perdas provenientes de fraudes
contra empresas caiu 67%, em comparação com o mesmo período do ano anterior,
saindo de R$ 155,5 milhões para R$ 104,2 milhões, de acordo com os sistemas
antifraudes da Serasa. Nesse mesmo período, entretanto, as ferramentas de
prevenção de fraudes da Serasa detectaram um número 86,7% maior de tentativas
de fraude, evitando que 13.652 clientes diretos fossem alvo dessa prática.

As regiões com maior número de empresas fraudadoras são a Sudeste, com
44,27%, seguida da Sul, com 17,58%. Essas duas regiões concentraram cerca de
62% das empresas que tentaram praticar fraudes, no período de janeiro a julho
de 2007. A diminuição significativa do montante de perdas, segundo a Serasa,
revela a maior eficiência dos sistemas antifraudes disponibilizados a seus
clientes.

Os segmentos mais freqüentemente utilizados para tentativas de aplicação de
fraudes identificadas nesse período foram comércios de produtos alimentícios,
de confecção, de material de construção, de autopeças e acessórios,
supermercados e hipermercados, representando, no conjunto, 44% do total de
alertas confirmados pela equipe de Análise de Fraudes da Serasa. Esses
segmentos têm em comum a facilidade de revenda de seus produtos, sendo por isso
muito procurados pelas quadrilhas.

Segundo a Serasa, a maioria das fraudes praticadas podem ser atribuídas à
negligência de muitos concedentes de crédito, que avaliam os novos clientes
apenas sob a perspectiva da ausência de anotações de inadimplência. Uma forte
característica da empresa golpista é exatamente não ter anotações de
inadimplência no momento da aplicação do golpe, para obter facilidades de
crédito. Dessa forma, as ferramentas de prevenção a fraudes são fundamentais
para correlacionar características de alteração de comportamento da empresa e
comparação com outras de comportamento já inconsistente, inibindo assim
negócios que poderiam se transformar em prejuízo.

A Serasa é a maior empresa do Brasil em pesquisas, análises e informações
econômico-financeiros para decisões de crédito e segurança nos negócios. Atende
a mais de 4 milhões de consultas por dia, para cerca de 400 mil clientes
diretos e indiretos.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.