Últimas Notícias

Estudos Econômicos

Vendas do comércio aumentam 9,8% no ano, aponta indicador da Serasa

10/09/2007

O volume de vendas do comércio varejista nacional cresceu 9,8% de janeiro a
agosto de 2007, na comparação com o mesmo período de 2006, revela o Indicador
Serasa de Atividade do Comércio.

As vendas das lojas do varejo especializado (lojas de eletroeletrônicos,
veículos, materiais de construção etc.) aumentaram 12% em relação ao mesmo
período do ano passado. Já as vendas dos hipermercados, supermercados e do
varejo de alimentos e bebidas (mercearias, açougues, quitandas, distribuidoras
de bebidas etc.) subiram 7,5% quando comparadas com os primeiros oito meses de
2006.

Na relação de agosto deste ano com agosto de 2006, as vendas do varejo
exibiram crescimento de 9,2%, o mesmo registrado pelo varejo especializado, no
período. O volume de vendas dos hipermercados, supermercados e do varejo de
alimentos e bebidas aumentou 9,1%.

Quando comparada a julho de 2007, as vendas do varejo aumentaram 4,1%. No
varejo composto pelos hipermercados, supermercados e o varejo de alimentos e
bebidas houve uma alta de 5,9%, e no varejo especializado, crescimento de
3,0%.

Expansão do crédito favorece as vendas

Segundo os analistas da Serasa, as vendas do varejo continuaram crescendo em
agosto devido à expansão do crédito, com juros menores e prazos mais longos nos
parcelamentos, e às melhores condições do consumidor, em termos de emprego,
renda e menor inadimplência.

O Dia dos Pais foi o grande alavancador das vendas no mês, promovendo
ligeiro acréscimo na atividade econômica do varejo especializado, em relação a
agosto de 2006. No comparativo com o mês anterior (julho de 2007), o segmento
do varejo especializado (3,0%) cresceu bem menos que o de hipermercados e
supermercados (5,9%), o que pode ser atribuído à cautela dos agentes econômicos
em relação à crise nos mercados de capitais em todo o mundo, e seus reflexos na
atividade econômica.

No acumulado do ano, o varejo especializado continua sendo o grande
destaque, acompanhando a evolução do crédito e as promoções do varejo.

Metodologia

O Indicador Serasa de Atividade do Comércio analisa os eventos ocorridos em
todo o Brasil, que refletem o comportamento da evolução do volume de vendas do
comércio varejista. O modelo estatístico de múltiplas variáveis considera uma
amostra de 6.000 empresas das mais representativas do varejo em todo o
país.

O ponto de partida e ferramental exclusivo são as consultas registradas
pelas empresas que compõem a amostra ao banco de dados da Serasa, uma das
maiores empresas do mundo em informações e análises econômico-financeiras para
apoiar decisões de crédito e negócios. A Serasa possui em sua base de dados
informações de cerca de 5,6 milhões de empresas de todos os setores
econômicos.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.