Últimas Notícias

Pesquisas Serasa de Perspectiva Empresarial

Empresários esperam o melhor Dia dos Pais desde 2005, diz Serasa

06/08/2007

O otimismo dos empresários para o Dia dos Pais 2007, tanto para o
faturamento quanto para as vendas físicas, é maior que o registrado no Dia das
Mães e dos Namorados e se iguala ao recorde verificado na Páscoa deste ano. É o
que revela a Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial – Dia dos Pais 2007,
realizada entre os dias 10 a 23 de julho de 2007, com 956 executivos do
comércio de todo o país.

A pesquisa para o Dia dos Pais realizada pela Serasa, que há 39 anos tem
participação expressiva na evolução econômico-financeira do Brasil, começou a
ser desenvolvida em 2005 e apresentou um grande grau de assertividade em suas
edições experimentais. Trata-se de um levantamento estatístico com uma amostra
de empresas representativas do setor do comércio, dos portes pequeno, médio e
grande e das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Faturamento Sobe

A maior parte do empresariado brasileiro do comércio, 48%, espera aumentar o
faturamento para o Dia dos Pais de 2007. Na Pesquisa de Perspectiva Empresarial
– Dia dos Pais 2006, esse percentual otimista era de apenas 32%. A perspectiva
de queda também melhorou. Este ano, 13% acreditam em recuo do faturamento,
contra 32% em 2006. O número de empresários que confiam na estabilidade das
vendas aumentou. Este ano, são 39%, contra 36% no ano passado.

Em 2005, os empresários estavam divididos entre aumento e estabilidade do
faturamento, em relação à data de 2004, com 35% dos entrevistados em cada uma
dessas perspectivas, os que ficavam com queda eram 29%.

De acordo com a pesquisa de 2007, as grandes empresas do setor continuam
sendo as mais otimistas, 70% delas apostam em crescimento do faturamento. Em
2006, esse percentual era 48%. As pequenas, assim como no ano passado, confiam
menos em melhores resultados e as opiniões estão divididas entre crescimento e
estabilidade do faturamento, ambas com 42%.

Na análise regional, o Nordeste lidera as regiões otimistas, repetindo a
mesma posição da data de 2006. Pelo menos 56% dos entrevistados do Nordeste
estão convencidos de que o faturamento será maior este ano, seguidos por 53%
dos empresários do Norte e 51% do Centro-Oeste. A região Sul continua como a
menos confiante, 41% esperam alta e 46% esperam estabilidade do
faturamento.

Vendas também sobem

Quanto às vendas físicas, a perspectiva de crescimento também se confirma,
em proporções maiores que as do faturamento, o que pode se traduzir em vendas
de produtos mais baratos.

A maioria dos empresários entrevistados, 51%, acredita no crescimento das
vendas físicas e 37% em estabilidade. Apenas 12% ficam com a queda. Em 2006, a
perspectiva otimista era de 34% , a de estabilidade 36% e a de queda 30%.
Nota-se que há uma sensível melhora na opinião dos empresários que esperam o
crescimento das vendas.

Segundo o levantamento da Serasa, as grandes empresas do setor são também as
mais otimistas em relação às vendas físicas, 72% confiam em alta (51% em 2006),
enquanto apenas 45% das pequenas empresas compartilham da mesma perspectiva
para esta data de 2007.

Na análise regional das perspectivas de crescimento das vendas físicas, a
mesma ordem verificada nas do faturamento se repetem: o Nordeste tem 59% de
seus empresários do comércio acreditando no aumento das vendas, seguidos pelos
do Norte (57%), Centro-Oeste (54%), Sudeste (50%) e Sul (47%). Todas as regiões
experimentam aumento das expectativas de crescimento das vendas físicas em
relação à mesma data de 2006.

De acordo com a pesquisa, em todo os país, as roupas e acessórios (41%) e os
celulares (34%) vão liderar as vendas para o Dia dos Pais 2007. Com
perspectivas menores estão os eletrônicos (8%), perfumaria (6%), CD/ DVD (3%) e
os demais 8%.

As vendas à vista serão priorizadas por dinheiro (40%) e cheque (25%). Os
cartões de crédito ficarão com 16%, os de débito 14%, os demais 5%. Nas vendas
a prazo, os cheques pré-datados representarão 33% das transações, os cartões de
crédito parcelados 28%, os financiamentos ou crediários 27%, os cartões de
débito parcelados 4% e os outros meios 8%.

A Serasa divulga dois tipos de pesquisas a propósito do Dia Dos Pais: Nível
de Atividade Econômica do Comércio: indicador baseado em dados reais das
consultas realizadas no banco de dados da Serasa, o único de alcance nacional
(pesquisa esta realizada também nas outras datas comemorativas relevantes para
o comércio); e a Pesquisa de Perspectiva Empresarial, a qual tem por objetivo
identificar as principais tendências da economia a partir do levantamento das
perspectivas dos empresários.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.