Últimas Notícias

Estudos Econômicos

Vendas do comércio encerram o 1º semestre de 2007 com crescimento de 9,6%, aponta indicador da Serasa

10/07/2007

O volume de vendas do comércio varejista nacional cresceu 9,6% no primeiro
semestre de 2007, na comparação com o mesmo período de 2006. É o que revela o
Indicador Serasa de Atividade do Comércio, divulgado hoje pela Serasa.

De acordo com o indicador da Serasa, as lojas do varejo especializado (lojas
de eletroeletrônicos, veículos, materiais de construção etc.) puxaram as vendas
no semestre, crescendo 11,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Já as
vendas dos hipermercados, supermercados e do varejo de alimentos e bebidas
(mercearias, açougues, quitandas, distribuidoras de bebidas etc.) subiram 7,5%
quando comparadas com os primeiros seis meses de 2006.

Considerando apenas o mês de junho, as vendas do varejo exibiram crescimento
de 10,3% em relação ao mesmo mês de 2006. O volume de vendas dos hipermercados,
supermercados e do varejo de alimentos e bebidas cresceu 9,3%, ao passo que o
varejo especializado registrou elevação de 11,0% no seu volume de vendas.

Na comparação com maio de 2007, as vendas do varejo recuaram 3,0%, com 0,2%
de queda do varejo composto pelos hipermercados, supermercados e do varejo de
alimentos e bebidas, e 5,9% de queda no varejo especializado.

Oferta de crédito e massa de rendimentos

Segundo os analistas da Serasa, o crescimento expressivo das vendas do
varejo neste primeiro semestre foi proporcionado pela combinação do ganho real
da massa de rendimentos (aumento do nível de emprego concomitante ao
crescimento dos salários reais) com a expansão do crédito ao consumidor, sendo
este oferecido com encargos menores e prazos mais elásticos do que os
registrados no primeiro semestre de 2006.

Já a queda das vendas na relação de junho deste ano com maio, sobretudo no
varejo especializado, é justificada pelo fato de que a data comemorativa do Dia
dos Namorados é menos intensa, em termos de volume de vendas, do que o Dia das
Mães.

Metodologia

O Indicador Serasa de Atividade do Comércioanalisa os eventos ocorridos em
todo o Brasil, que refletem o comportamento da evolução do volume de vendas do
comércio varejista. O modelo estatístico de múltiplas variáveis considera uma
amostra de 6.000 empresas das mais representativas do varejo em todo o
país.

O ponto de partida e ferramental exclusivo são as consultas registradas
pelas empresas que compõem a amostra ao banco de dados da Serasa, uma das
maiores empresas do mundo em informações e análises econômico-financeiras para
apoiar decisões de crédito e negócios. A Serasa possui em sua base de dados
informações de cerca de 5,6 milhões de empresas de todos os setores
econômicos.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.