Últimas Notícias

Estudos Econômicos

Dia das Mães faz varejo bater recordes de vendas em 2007, revela indicador mensal da Serasa

06/06/2007

O volume de vendas do comércio varejista nacional cresceu 10,1% em maio
deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2006, registrando o maior
crescimento para um mês de maio desde 2000. No acumulado do ano, as vendas do
varejo exibiram crescimento de 9,7% em relação aos primeiros cinco meses de
2006, também registrando o melhor desempenho desde 2000. É o que revela o
Indicador Serasa de Atividade do Comércio, divulgado hoje (quarta-feira, 06 de
junho) pela Serasa.

De acordo com o indicador da Serasa, o volume de vendas, de janeiro a maio
deste ano, dos hipermercados, supermercados e do varejo de alimentos e bebidas
(mercearias, açougues, quitandas, distribuidoras de bebidas etc.) cresceu 7,2%,
na comparação com o mesmo período de 2006, ao passo que o varejo especializado
(lojas de eletroeletrônicos, computadores e itens de informática, veículos,
materiais de construção etc.) registrou elevação de 12,5% no seu volume de
vendas.

As lojas do varejo especializado puxaram as vendas em maio, crescendo também
12,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. Porém, as vendas dos
hipermercados, supermercados e do varejo de alimentos e bebidas também
registaram bom desempenho, subindo 8,8% quando comparadas com o quinto mês de
2006.

Na comparação com abril de 2007, as vendas do varejo cresceram 6,7%, com
alta de 0,8% do varejo composto pelos hipermercados, supermercados e das lojas
de alimentos e bebidas, e elevação de 12,4% no varejo especializado.

Dia das Mães

Segundo os analistas da Serasa, o forte crescimento das vendas do varejo
neste começo de ano decorre, sobretudo, dos impulsos proporcionados pelo
aumento continuado da oferta de crédito ao consumidor, pelo processo de redução
das taxas básicas de juros, pela recuperação da massa salarial real e pelo
incremento da importação de bens de consumo mantendo os preços desses produtos
estáveis no varejo, dada a atual apreciação do câmbio.

Os analistas destacam que a alta de 12,4% das vendas do varejo especializado
verificada no comparativo maio de 2007 contra abril de 2007 reflete a
influência positiva dos fatores listados acima sobre a data comemorativa do Dia
das Mães, fazendo com que o crescimento de 6,7% das vendas do varejo global em
maio de 2007 com relação a abril de 2007 também fosse o maior já verificado em
toda a série histórica.

Metodologia

O Indicador Serasa de Atividade do Comércio, analisa os eventos ocorridos em
todo o Brasil que refletem o comportamento da evolução do volume de vendas do
comércio varejista. O modelo estatístico de múltiplas variáveis considera uma
amostra de 6.000 empresas das mais representativas do varejo em todo o
país.

O ponto de partida e ferramental exclusivo são as consultas registradas
pelas empresas que compõem a amostra ao banco de dados da Serasa, uma das
maiores empresas do mundo em informações e análises econômico-financeiras para
apoiar decisões de crédito e negócios. A Serasa possui em sua base de dados
informações de cerca de 5,6 milhões de empresas de todos os setores
econômicos.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.