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Vendas do comércio as vésperas da Páscoa aumentam no país, aponta indicador da Serasa

03/04/2007

As vendas do comércio aumentaram 6,1% em todo o país, com a proximidade da
Páscoa. O índice foi apurado pelo Indicador Serasa do Nível de Atividade do
Comércio no período de 26 de março a 1º de abril de 2007, frente ao período
equivalente do ano passado (03 a 09 de abril). Na cidade de São Paulo, houve um
comportamento semelhante na atividade econômica do comércio no mesmo período,
com evolução de 6,3% nas vendas.

Segundo o indicador, só no fim de semana, de 30 de março a 1º de abril deste
ano, as vendas do comércio para a Páscoa aumentaram 9,9%, em comparação ao
período de 07 a 09 de abril de 2006, no país. Já a capital paulista, registrou
crescimento de 3,3% na atividade econômica do varejo, no período citado.

Para os analistas da Serasa, a evolução positiva apresentada pelas vendas no
período que antecedeu a semana da Páscoa, não apenas em São Paulo como no
restante do País, decorreu, pelo lado do comércio, da valorização cambial
verificada ao longo dos últimos 12 meses, reduzindo o preço em reais dos
produtos importados da época (vinho, bacalhau etc.) bem como do parcelamento
das vendas, com prazos mais elásticos por parte do varejo supermercadista,
facilitando o enquadramento das despesas da Páscoa no orçamento familiar,
recentemente afetado pelas despesas tradicionais de início de ano (IPVA, IPTU e
despesas de educação).

Pelo lado dos consumidores os estímulos decorrem da elevação da massa
salarial que neste início de ano, em termos reais, vem crescendo num ritmo de
8% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, as perspectivas de
manutenção desse ritmo de expansão dos salários reais é positiva no curtíssimo
prazo, tendo em vista a entrada em vigor, agora em abril, do novo valor do
salário-mínimo, 8,57% superior ao que vigorou nos últimos 12 meses.

A divergência regional verificada no comportamento das vendas no fim de
semana que antecedeu a semana da Páscoa (crescimento de 3,3% em São Paulo e
aumento de 9,9% nas demais áreas do País) pode ser explicada pela forte onda de
calor que prevaleceu no sábado e, com menos intensidade, no domingo, na região
metropolitana de São Paulo, em que os consumidores procuraram programas
alternativos às compras.

O Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio tem como base uma
amostra das consultas realizadas no Banco de Dados da Serasa. A Serasa, maior
empresa do Brasil em pesquisas, informações e análises econômico financeiras
para apoiar decisões de crédito e negócios e referência mundial no segmento,
recebe cerca de 4,0 milhões de consultas/dia feitas por todos os segmentos da
economia, em todo o território nacional. O levantamento do Indicador Serasa do
Nível de Atividade do Comércio correspondeu aos períodos de 26 de março a 1º de
abril de 2007 e de 30 de março a 1º de abril de 2007, e foi comparado aos
períodos de 03 a 09 de abril de 2006 e de 07 a 09 de abril de 2006,
respectivamente.

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