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Pesquisas Serasa de Perspectiva Empresarial

Para o comércio, Páscoa será a melhor desde 2005

03/04/2007

O comércio espera a melhor Páscoa desde 2005, aponta a Pesquisa Serasa de
Perspectiva Empresarial para a Páscoa de 2007, realizada em todo o país, com
empresários do varejo. Para 48% dos entrevistados, a expectativa é de aumento
do faturamento em relação à mesma data de 2006. Com relação ao volume de vendas
físicas, o crescimento é esperado por 50% do empresariado entrevistado.

A perspectiva de aumento do faturamento (48% dos entrevistados) superou a
perspectiva de aumento do faturamento verificado na Páscoa de 2006 (44% dos
entrevistados) que era, até então, o maior percentual histórico registrado nas
pesquisas de perspectiva para as datas comemorativas do comércio realizadas,
desde 2005, pela Serasa, sempre em relação à mesma data do ano anterior: Natal
de 2006 (39% dos entrevistados esperavam aumento do faturamento), Dia das
Crianças de 2006 (40% dos entrevistados), Dia dos Pais de 2006 (32% dos
entrevistados), Dia dos Namorados de 2006 (35% dos entrevistados) e Dia das
Mães de 2006 (37% dos entrevistados). A pesquisa mostra que as perspectivas
para o faturamento e vendas na Páscoa estão coerentes com o bom desempenho do
comércio registrado no 1º bimestre do ano.

A nova pesquisa da Serasa considerou uma amostra de 1.010 empresas do
varejo, representativas de todo o país e segmentadas por porte (pequeno, médio
e grande) e região (Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste). As
entrevistas foram realizadas entre os dias 07 e 14 de março de 2007.

Os empresários entrevistados que acreditam no aumento do faturamento (48%)
na Páscoa de 2007, trabalham com uma perspectiva de crescimento médio de 12,8%.
Outros 41% dos empresários vêem estabilidade na Páscoa de 2007 comparado com a
mesma data do ano passado.

Os empresários mais otimistas são os das grandes empresas, com 62% deles
percebendo uma melhora no faturamento. A seguir, na perspectiva de evolução do
faturamento, aparecem os empresários das médias (54%) e pequenas empresas
(43%).

Na região Norte, os empresários do varejo estão mais otimistas para o
faturamento da data, com 52% deles apostando em elevação do faturamento neste
ano, acompanhados de perto pelos empresários varejistas do Sul com 51%. A
região apresenta recuperação de renda após cerca de 2 anos de crise no
agronegócio. Em seguida, o otimismo surge no empresariado da região Sudeste com
47% e, posteriormente, pelos empresários das regiões Centro-Oeste e Nordeste,
com 44% e 43%, respectivamente, sendo estas as regiões menos otimistas.

Quando analisadas as opiniões sobre vendas físicas (volume de quantidade
vendida), 50% do empresariado entrevistado acredita em sua expansão (com
otimismo superior ao do faturamento para a data) e 38% deles crêem na
estabilidade. Entre aqueles que esperam crescimento nas vendas físicas, o
aumento médio esperado é da ordem de 13,7%. Novamente, as grandes empresas são
as mais otimistas, de acordo com a opinião de 68% dos empresários do varejo. A
seguir estão as médias (55%) e pequenas empresas (47%).

Para a Páscoa de 2007, as vendas à vista representarão 45% das compras e as
a prazo, 55%. Para os empresários do setor, em relação às vendas à vista, o
dinheiro terá uma participação de 40%, o cheque de 27%, o cartão de crédito de
17%, o de débito de 12%, os cartões da própria loja de 1% e outras modalidades
de pagamentos 3%. Nas vendas a prazo, o cheque pré-datado representará 35% da
modalidade, o financiamento ou crediário 33%, o cartão de crédito parcelado
26%, o cartão de débito parcelado 4% e o cartão da própria loja parcelado 2%.
As promoções e as facilidades de pagamento determinarão o desempenho da Páscoa
2007.

A utilização dos cartões de crédito e dos cartões dos próprios
estabelecimentos deverão ganhar espaço na composição dos meios de pagamentos
para a Páscoa de 2007, tanto nas vendas á vista quanto nas vendas a prazo. Com
relação às vendas à vista realizadas através dos cartões de crédito, 51% do
empresariado varejista prevê expansão desta modalidade ao passo que para as
vendas a prazo parceladas nos cartões de crédito, 56% prevêem aumento desta
modalidade. Em relação às vendas realizadas mediante cartões das próprias
lojas, 52% dos empresários varejistas acreditam que esta modalidade irá ampliar
a sua participação nas vendas à vista e, nas vendas a prazo, a utilização desta
modalidade de pagamento deve aumentar para 64% do empresariado
entrevistado.

Nas vendas a prazo realizadas através de financiamento ou crediário, 60%
delas compõem-se de financiamento concedido pelo próprio estabelecimento
comercial. Por outro lado 40% das empresas comerciais se utilizarão de
financeira para as suas vendas a prazo. A participação das financeiras nas
vendas a prazo cresce com o porte do estabelecimento: 33% para as pequenas, 48%
para as médias e 80% para as grandes empresas comerciais. Assim, observa-se que
quanto maior a empresa maior é o envolvimento de financeiras nas vendas a
prazo.

Na Páscoa de 2007, apenas 6% das empresas comerciais pesquisadas utilizarão
a Internet para comercializar os seus produtos, com a predominância das grandes
empresas (12% delas utilizarão a Internet como canal de vendas).

De forma geral, a Páscoa de 2007 reúne melhores condições conjunturais para
um desempenho superior comparado à mesma data de 2006. Em 2007, o consumidor
está em melhor situação de emprego e renda, o montante da oferta de crédito
está superior e com taxas de juros abaixo das praticadas em 2006 e a
inadimplência está sob controle, isto é, crescendo porém num ritmo inferior ao
aumento da oferta de crédito.

A Serasa divulga dois tipos de pesquisas a propósito da Páscoa: Nível de
Atividade Econômica do Comércio, indicador baseado em dados reais das consultas
realizadas no banco de dados da Serasa, o único de alcance nacional (pesquisa
esta realizada também nas outras datas comemorativas relevantes para o
comércio); e a Pesquisa de Perspectiva Empresarial, a qual tem por objetivo
identificar as principais tendências da economia a partir do levantamento das
perspectivas dos empresários.

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