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Vendas do comércio aumentam 6,4% com a proximidade do Natal, aponta indicador da Serasa

18/12/2006

As vendas do comércio aumentaram em todo o país com a proximidade do Natal,
apurou o Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio. No período de 11 a
17 de dezembro de 2006, houve uma alta de 6,4% na atividade econômica do
comércio, quando comparada ao período equivalente de 2005, de 12 a 18 de
dezembro, em todo o território nacional. Considerando as vendas do comércio
apenas na cidade de São Paulo, no mesmo período, houve um acréscimo ainda
maior, de 7,1%, na comparação com 2005.

Apenas no fim de semana, de 15 a 17 de dezembro deste ano, as vendas do
comércio aumentaram 4,6% no país, em relação ao período de 16 a 18 de dezembro
de 2005. Na cidade de São Paulo, o incremento das vendas do comércio no fim de
semana, com a proximidade do Natal, foi de 5,0% em relação ao período
equivalente de 2005.

Segundo os técnicos da Serasa, o consumidor chega no Natal de 2006 em
melhores condições que as verificadas na mesma data do ano passado. Os fatores
que contribuíram para os aumentos observados foram: o crescimento do emprego
formal, a recuperação da renda, a queda dos juros e da inflação, que aumenta o
poder aquisitivo das classes mais baixas, o reajuste real do salário mínimo, a
inadimplência sob controle e a maior oferta de crédito.

Pode-se destacar também que, devido a apreciação cambial, os preços de
produtos como eletroeletrônicos (TV, DVD etc.), computadores e brinquedos estão
mais baratos neste Natal do que em 2005, constituindo, portanto, um estímulo
positivo ao consumo.

As compras de última hora podem alterar esse resultado, mas há sinalização
de um Natal melhor que o de 2005, que pode ser considerado uma base
elevada.

Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio

O Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio tem como base uma
amostra das consultas realizadas no Banco de Dados da Serasa, o único de
alcance nacional. Foram consideradas as consultas realizadas nos períodos de 11
a 17 de dezembro de 2006 e de 15 a 17 de dezembro de 2006 e comparadas às
consultas realizadas nos períodos de 12 a 18 de dezembro de 2005 e de 16 a 18
de dezembro de 2005, respectivamente. A Serasa, maior empresa do Brasil em
pesquisas, informações e análises econômico financeiras para apoiar decisões de
crédito e negócios e referência mundial no segmento, recebe mais de 4,0 milhões
de consultas/dia feitas por todos os segmentos da economia, em todo o
território nacional.

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