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Cidadania Empresarial

Gestão de Responsabilidade Social da Serasa recebe certificação inédita

07/12/2006

A Serasa é a primeira empresa brasileira a ser certificada pela NBR
16001:2004, norma que estabelece os requisitos mínimos relativos a um sistema
de gestão eficaz da Responsabilidade Social. A certificação foi conferida pela
Fundação Carlos Alberto Vanzolini, em outubro de 2006, após auditoria no
sistema de Gestão da Responsabilidade Social da Serasa.

O objetivo da NBR 16001 é estabelecer diretrizes para que as empresas
implantem um sistema de gestão dos processos de responsabilidade social de
forma eficiente. São levados em conta os requisitos legais e éticos da empresa
e a preocupação com a cidadania, o desenvolvimento sustentável e a
transparência nas atividades da organização. Além disso, é necessário que a
responsabilidade social esteja inserida na própria gestão da empresa.

Para o presidente da Serasa, Elcio Anibal de Lucca, a uniformidade das
práticas de gestão, tanto para os negócios como para a responsabilidade social,
é o que diferencia uma empresa cidadã daquelas que praticam atividades sociais
de forma pontual. “A certificação pela norma NBR 16001 é de extrema
importância, pois prioriza a transformação e a consolidação dos programas
sociais em processos, com referências de qualidade, de produtividade, de
desempenho e de melhoria contínua, em conformidade com a cultura
organizacional”, afirma.

O tema responsabilidade social é tratado na Serasa dentro de um conceito
mais amplo chamado de cidadania empresarial, entendido como o conjunto de
políticas, processos e práticas que asseguram o equilíbrio entre os aspectos
econômicos, sociais e ambientais, no relacionamento com o público interno, os
acionistas, os clientes, os fornecedores e a sociedade, visando ao
desenvolvimento sustentado.

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