Últimas Notícias

Estudos Econômicos

Crescem as vendas no fim de semana que antecede o do Dia dos Namorados, aponta indicador da Serasa

05/06/2006

A proximidade do Dia dos Namorados aumentou as vendas do comércio no fim de
semana, em todo o país, aponta o Indicador Serasa do Nível de Atividade do
Comércio. No período de 02 a 04 de junho de 2006, foi registrada uma alta de
15,4% na atividade econômica do comércio, quando comparada com o período
equivalente de 2005 (de 03 a 05 de junho). Na semana de 29 de maio a 04 de
junho de 2006, entretanto, houve uma queda de 11,7% no volume de vendas do
comércio, em todo o território nacional, em relação ao período de 30 de maio a
05 de junho de 2005.

Na cidade de São Paulo, o comportamento das vendas do comércio acompanhou o
panorama nacional. O fim de semana concentrou as vendas do período, que
registraram alta de 14,1%, na comparação com o ano passado. Durante a semana,
no entanto, foi registrada uma diminuição de 10,9% nas vendas, em relação a
2005.

Segundo os técnicos da Serasa, os fatores determinantes para alavancar as
vendas do comércio no período são as promoções do varejo, o início da Copa e a
maior oferta de crédito ao consumidor. As baixas temperaturas registradas no
país, sobretudo no Sul e no Sudeste, também colaboram para a ampliação das
vendas. No Nordeste, por outro lado, as Festas Juninas têm impacto positivo nas
vendas do comércio no período, o que faz com que a região seja uma das mais
otimistas para a data, segundo a Pesquisa de Perspectiva Empresarial da
Serasa.

Os técnicos afirmam ainda que a melhora na renda do consumidor, a correção
do salário mínimo e a maior contratação com carteira assinada criam uma
expectativa superior para as compras de última hora, que devem se concentrar no
decorrer desta semana até a própria data. A Copa do Mundo deve estimular as
vendas de produtos de maior valor agregado, sempre com a participação do
crédito. Cabe ressaltar que a cada ano que passa a representatividade do Dia
dos Namorados é maior no faturamento do varejo.

O Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio tem como base uma
amostra das consultas realizadas no Banco de Dados da Serasa. A Serasa, maior
empresa do Brasil em pesquisas, informações e análises econômico financeiras
para apoiar decisões de crédito e negócios e referência mundial no segmento,
recebe cerca de 3,5 milhões de consultas/dia feitas por todos os segmentos da
economia, em todo o território nacional. O levantamento do Indicador Serasa do
Nível de Atividade do Comércio correspondeu aos períodos de 29 de maio a 04 de
junho de 2006 e de 02 a 04 de junho de 2006, e foi comparado aos períodos de 30
de maio a 05 de junho de 2005 e de 03 a 05 de junho de 2005,
respectivamente.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.