Últimas Notícias

Pesquisas Serasa de Perspectiva Empresarial

41% do comércio aposta em alta nas vendas no Dia dos Namorados

01/06/2006

A maior parte do empresariado brasileiro do comércio, 41%, espera aumento no
volume de vendas no Dia dos Namorados deste ano em relação ao registrado na
mesma data de 2005, e 33% acreditam em queda. Somente 26% dos entrevistados
apostam em estabilidade das vendas. É o que aponta a pesquisa inédita de
Perspectiva Empresarial feita pela Serasa, entre 15 e 22 de maio, com o setor
de comércio.

A nova pesquisa da Serasa, que há 37 anos contribui para o desenvolvimento
do crédito no Brasil, ouviu uma amostra de 955 empresas representativas do
setor do comércio, dos portes pequeno, médio e grande e das regiões Norte,
Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste.

De acordo com a pesquisa, as grandes empresas do setor, 44% delas, são mais
otimistas e aguardam crescimento das vendas. Já as pequenas, 41%, contam com
alta, 24% com estabilidade e 35% apostam em queda.

Na análise regional, a região Norte (52%), a Nordeste (48%) e a Sudeste
(45%) esperam que o volume de vendas será maior este ano. A Sul (31%) e a
Centro-Oeste (32%) são as que menos acreditam em alta.

Segundo o levantamento da Serasa, em relação ao faturamento os empresários
estão bem divididos: 35% dos empresários do comércio apostam em aumento da
receita, 34% aguardam queda para o Dia dos Namorados e 31% o mesmo faturamento
verificado em igual data comemorativa de 2005. As grandes empresas do setor são
mais otimistas, 42% contam com alta da receita, enquanto apenas 31% das médias
empresas compartilham da mesma perspectiva. No caso das pequenas empresas, esta
categoria atinge 35%.

As regiões menos otimistas com o Dia dos Namorados são a Sul e o
Centro-Oeste. Somente 27% da Centro-oeste e 25% da Sul esperam alta no
faturamento. Já a região Norte é a mais otimista. Cerca da metade dos
empresários, 49%, acreditam em aumento da receita. A região Nordeste segue a
mesma perspectiva, com 48% dos empresários entrevistados esperando faturar mais
na data deste ano.

Sobre as formas de pagamento para as compras de Dia dos Namorados, aposta-se
que 40% , em média, sejam à vista, e 60% a prazo.

De acordo com a pesquisa da Serasa, as vendas à vista serão priorizadas por
dinheiro e cheque, totalizando 69% das transações à vista. Nas vendas a prazo,
a maior parte das empresas do comércio espera que predomine na hora do
pagamento o cheque pré-datado (35%), seguido pelo crediário (22%) e cartão de
crédito (20%).

A Serasa divulga dois tipos de pesquisas a propósito do Dia Dos Namorados:
Nível de Atividade Econômica do Comércio: indicador baseado em dados reais das
consultas realizadas no banco de dados da Serasa, o único de alcance nacional
(pesquisa esta realizada também nas outras datas comemorativas relevantes para
o comércio); e a Pesquisa de Perspectiva Empresarial, a qual tem por objetivo
identificar as principais tendências da economia a partir do levantamento das
perspectivas dos empresários.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.