Últimas Notícias

Estudos Econômicos

Vendas do comércio crescem no final de semana anterior ao Dia das Mães

08/05/2006

As vendas do comércio apuradas pelo Indicador Serasa do Nível de Atividade
do Comércio, em todo o território nacional, aumentaram 17,2% no final de semana
que antecede o Dia das Mães, de 05 a 07 de maio de 2006, em relação ao período
equivalente de 2005 (29 de abril a 1º de maio).

Na cidade de São Paulo, o comportamento das vendas do comércio acompanhou o
panorama nacional. No final de semana, o volume de vendas do comércio cresceu
23,7% na comparação com 2005.

Segundo os técnicos da Serasa, as promoções do varejo e o crédito
competitivo, aliados ao estímulo de consumo gerado pela Copa do Mundo,
alavancaram as compras no final de semana que antecede o Dia das Mães. O
comércio adequou os preços e facilidades de pagamento às necessidades do
consumidor, que ainda carrega o parcelamento assumido no Natal (com prazos mais
longos), além dos gastos extraordinários nos feriados prolongados de abril e
início de maio. A semana do Dia das Mães, de 08 a 14 de maio, deverá concentrar
as compras para a data, que é a segunda melhor do ano. Cabe lembrar que sendo
2005 uma base fraca, o desempenho anotado neste final de semana não foi tão
representativo quanto parece e pode ser alterado ao longo desta semana.

O Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio tem como base uma
amostra das consultas realizadas no Banco de Dados da Serasa, o único de
alcance nacional. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 05 a
07 de maio de 2006 e comparadas às consultas realizadas no período de 29 de
abril a 1º de maio de 2005. A Serasa, maior empresa do Brasil em pesquisas,
informações e análises econômico financeiras para apoiar decisões de crédito e
negócios e referência mundial no segmento, recebe mais de 3,5 milhões de
consultas/dia feitas por todos os segmentos da economia, em todo o território
nacional.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.