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Modelo de gestão da Serasa ganha reconhecimento da Cúpula Ibero-Americana

27/12/2005

Serasa é a primeira empresa brasileira a conquistar o Prêmio Ibero-Americano
da Qualidade.

Entrega do troféu foi feita pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, no
sábado, na 12º Cúpula Ibero-Americana, na República Dominicana.

A Serasa, uma das maiores empresas do mundo em informações e análises
econômico-financeiras para apoiar decisões de crédito e negócios, foi a
vencedora do Prêmio Ibero-Americano da Qualidade 2002 – uma das mais
importantes premiações na área de gestão empresarial do mundo. É a primeira vez
que uma empresa brasileira ganha o prêmio. A entrega do troféu foi feita pelo
presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, no sábado, 16 de novembro,
na Cúpula Ibero-Americana, que reuniu os chefes de Estado de Portugal, da
Espanha e dos países latino-americanos, em Punta Cana, na República
Dominicana.

O prêmio é concedido pela FUNDIBEC (Fundação Ibero-americana para a Gestão da
Qualidade), uma instituição sem fins lucrativos, que reúne organizações
participantes de 21 países, em busca da melhoria permanente e da excelência. As
demais recompensadas foram a colombiana Comolsa S.A., a mexicana Cendi e a
espanhola Asle.

“As organizações premiadas são exemplos por sua competitividade e
produtividade, configurando-se em modelos de referência para as demais que
fazem parte do tecido empresarial ibero-americano”, destacou Antonio
Caetano, diretor-geral da FUNDIBEQ,

O Prêmio Ibero-Americano da Qualidade 2002 iniciou seu ciclo de premiações
em 1999 e tem o objetivo de estimular a melhoria da qualidade da gestão no
âmbito da comunidade Ibero-americana das nações, reconhecendo anualmente
aquelas que atingiram o nível de desempenho de “classe mundial”. Ele foi
instituído durante o IX Congresso Ibero-Americano de Chefes de Estado e do
Governo de Havana, no qual foi apresentado o modelo Ibero-Americano de
Excelência na Gestão.

O presidente da Serasa, Elcio Anibal de Lucca, afirma que o modelo de
excelência empresarial baseado nos critérios do Prêmio Ibero-Americano da
Qualidade 2002 é importante para o sucesso de uma organização.

“O esforço contínuo da Serasa em buscar a melhoria dos processos e o
aprendizado constante tem nos garantido indicadores que se tornam referenciais
para o mercado e comprovam nossos ganhos em inovação, produtividade e
competitividade. Com isso, a Serasa está contribuindo para um Brasil mais
dinâmico, para um País de resultados”, afirmou.

Elcio Anibal de Lucca acrescenta que a Serasa segue o modelo de excelência
empresarial baseado em ítens como Liderança e estilo de gestão, Política e
estratégia, Desenvolvimento das pessoas, Recursos e associados, Clientes e
Resultados da organização, incluindo preocupações sociais, ambientais e de
alinhamento com a legislação e em ser referência mundial.

O processo de avaliação para o Prêmio Ibero-Americano dura um ano, período
em que são avaliados os resultados dos últimos 5 anos.

Modelo de gestão da Serasa é reconhecido e premiado no
Brasil

Em 2000, a Serasa se tornou a primeira empresa a conquistar duas vezes o Prêmio
Nacional da Qualidade. A primeira vez foi em 1995, quando a Serasa se tornou a
primeira empresa de origem nacional a ser agraciada com o mérito e, de acordo
com o regulamento, teve de esperar cinco anos para apresentar nova candidatura.
O Prêmio Nacional da Qualidade também foi entregue à Serasa pelo presidente
Fernando Henrique Cardoso.

O modelo de gestão da Serasa é reconhecida pelo PNQ, que adota critérios
semelhantes aos do Prêmio Deming (Japão) e do Malcolm Baldrige National Quality
Award (dos EUA), símbolo do comprometimento com excelência e obtenção dos mais
elevados padrões de qualidade.

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